Internet de duas camadas

Definição - o que significa Internet em duas camadas?

Internet em duas camadas refere-se a uma estrutura de Internet proposta que permitiria às entidades que fornecem conexões e interconexões à World Wide Web, como empresas de telecomunicações e provedores de serviços de Internet (ISPs), dividir o tráfego que passa por suas linhas em diferentes camadas. Neste caso, dois níveis: um nível preferencial ou premium ostentando desempenho para aqueles que podem pagar e um nível inferior para o que efetivamente se traduz em "todos os outros".

Definirtec explica a Internet em duas camadas

A Internet de duas camadas é apenas mais uma proposta de "negócio" que as corporações de telecomunicações, ISPs e outros proprietários de rede podem adiar porque ela promove seus objetivos financeiros. Embora o assunto seja ter duas camadas de infraestrutura diferentes também, a solução mais lógica e econômica é manter a mesma infraestrutura, atualizá-la para ser mais rápida, mas deliberadamente limitar a largura de banda no tráfego não preferencial. Essas empresas poderiam então cobrar grandes sites pelo privilégio de obter o serviço preferencial.

A Internet em duas camadas é parte da questão da neutralidade da rede, e é por isso que ainda não foi implementada. Neutralidade da rede significa simplesmente fornecer a mesma infraestrutura e desempenho a todos os tipos de tráfego da Web sem preconceitos. Esse é o status quo atual: os sites não pagam ISPs para que os usuários possam visitá-los; em vez disso, são os usuários que pagam ao ISP para obter acesso à Internet e visitar esses sites. Com a Internet em duas camadas, esses sites também terão que pagar ao ISP, potencialmente todos os ISP do mundo, para que possam entregar seu conteúdo aos usuários que já pagam.

O problema é prontamente evidente aqui, pois é prejudicial para os usuários e proprietários de sites, que verão o tráfego muito reduzido simplesmente porque os usuários não podem fazer logon rápido o suficiente e podem até sair devido à frustração se o site não pagar o ISP. Obviamente, isso resultaria em um desempenho muito variado do mesmo site com diferentes ISPs, dependendo se estes eram pagos ou não. Ao contrário da estrutura atual, onde o gargalo é apenas a camada de assinatura do usuário, na Internet de duas camadas, mesmo se o usuário tiver uma assinatura de Internet de 100 Mbps, se um site como o YouTube não tiver pago o ISP, o usuário experimentará um desempenho muito degradado no referido site.