Iniciativa de código aberto (osi)

Definição - O que significa Open Source Initiative (OSI)?

A Open Source Initiative (OSI) é uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção de software de código aberto. OSI foi fundada em 1998 por Bruce Perens e Eric Raymond. Eric Raymond é uma personalidade proeminente no mundo do movimento de código aberto. Ele serviu como presidente do OSI desde seu início até 2005.

A sigla da organização, OSI, não deve ser confundida com o Modelo de Interconexão de Sistemas Abertos (OSI), que se relaciona às várias camadas de classificação de dados em uma estrutura de rede.

Definirtec explica Open Source Initiative (OSI)

Perens e Raymond foram inspirados pelo ato sem precedentes do lançamento do código-fonte do Netscape Communicator pela Netscape Communications. Eles queriam formar uma organização para promover e coordenar o desenvolvimento de software de código aberto e assim fundaram a OSI. Hoje (a partir de 2011), a organização possui uma diretoria completa, com Michael Tiemann como presidente, e está sediada em São Francisco, Califórnia (EUA).

OSI é bem diferente da Free Software Foundation (FSF) liderada por Richard Stallman. Embora tenham história e motivação semelhantes, a OSI considera seus fins mais pragmáticos e voltados para os negócios, enquanto a FSF é baseada em pontos de vista moralistas e antiestablishment. No entanto, as duas organizações trabalharam juntas em vários projetos, e até mesmo o Sr. Stallman reconheceu que suas diferenças são principalmente filosóficas.

O OSI está ativamente engajado na construção de uma comunidade de código aberto, defesa pública, educação e promoção da conscientização sobre a importância do software não proprietário ou de código aberto. A fim de estabelecer um ambiente de código aberto em todo o mundo, a OSI preserva e apóia a Definição de Código Aberto e também fornece o Programa de Certificação de Software de Código Aberto Certificado pela OSI. Para obter essa certificação OSI, o software deve ser distribuído usando uma licença que garanta o direito legal de ler, usar, modificar e redistribuir livremente o software.