Infraestrutura de TI

Definição - o que significa infraestrutura de TI?

A infraestrutura de TI refere-se ao hardware, software, recursos de rede e serviços compostos necessários para a existência, operação e gerenciamento de um ambiente de TI corporativo.

A infraestrutura de TI permite que uma organização forneça soluções e serviços de TI para seus funcionários, parceiros e / ou clientes e é geralmente interna a uma organização e implantada em instalações próprias.

Definirtec explica infraestrutura de TI

A infraestrutura de TI consiste em todos os componentes que, de alguma forma, desempenham uma função nas operações gerais de TI e habilitadas para TI. Ele pode ser usado para operações de negócios internas ou para o desenvolvimento de soluções de negócios ou TI para clientes.

Normalmente, uma infraestrutura de TI padrão consiste nos seguintes componentes:

Hardware

Esta é a parte “física” de uma infraestrutura de TI e compreende todos os elementos necessários para suportar o funcionamento básico das máquinas e dispositivos que constituem a própria infraestrutura.

Servidores, computadores, centros de armazenamento e dados, switches, hubs e roteadores, bem como todos os outros equipamentos, como energia, refrigeração, cabeamento e salas dedicadas.

Software

Refere-se a todos os aplicativos usados ​​pela empresa tanto para fins internos como para fornecer seus serviços aos clientes. O software inclui servidores web, planejamento de recursos empresariais (ERP), gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), aplicativos de produtividade e o sistema operacional (SO).

O SO é o componente de software mais importante e é responsável por gerenciar o próprio hardware e conectar os recursos físicos à infraestrutura de rede.

Conecte-se

Embora não seja estritamente necessária para o funcionamento de uma infraestrutura de TI, a rede é essencial para estabelecer a comunicação interna e externa de todos os elementos e dispositivos.

A parte da rede inclui todos os elementos de hardware e software necessários para garantir a ativação da rede, conectividade com a Internet, firewall e segurança. Ele garante que o pessoal tenha acesso aos dados armazenados e transferidos apenas de pontos de acesso estritamente controlados para reduzir o risco de roubo ou danos aos dados.

Talheres de carne

Por contribuírem para constituir o ambiente corporativo e garantir suas funções, o pessoal e os processos associados, como ITOps ou DevOps, também fazem parte de uma infraestrutura de TI.

Usuários humanos, como administradores de rede (NA), desenvolvedores, designers e usuários finais com acesso a qualquer dispositivo ou serviço de TI também fazem parte de uma infraestrutura de TI, especificamente com o advento do desenvolvimento de serviço de TI centrado no usuário.

Tradicional vs. Infraestruturas de nuvem

Todos os componentes mencionados acima que constituem uma infraestrutura tradicional são geralmente propriedade da própria empresa e gerenciados em suas próprias instalações.

Nem é preciso dizer que quanto maior a infraestrutura de TI, mais espaço, energia, pessoal e dinheiro serão necessários para operá-la. Hoje, parte dessa infraestrutura pode ser virtualizada e alugada de serviços de terceiros para cortar custos.

Software as a Service (SaaS), Platform as a Service (PaaS) e Infrastructure as a Service (IaaS) são opções relativamente novas que permitem às empresas alugar software, infraestrutura, serviços e recursos humanos de fornecedores externos que os fornecerão usando a Internet. Todos os componentes alugados são hospedados e gerenciados em servidores em nuvem que utilizam suas próprias infraestruturas de TI.

Como todos esses recursos são desenvolvidos com base na tecnologia de virtualização, eles podem ser facilmente ampliados ou reduzidos conforme as necessidades da empresa que os emprega mudem.