Identificação de radiofrequência ativa (RFID ativo)

Definição - O que significa Identificação Ativa por Radiofrequência (RFID ativa)?

A identificação de radiofrequência ativa (RFID) é um método de identificação automática sem fio que usa etiquetas autoalimentadas para transmitir informações sobre sua identidade e localização. A bateria alimenta o circuito RFID e permite que a etiqueta RFID ativa transmita informações de identificação, sinalizando continuamente para um leitor de etiquetas ou quando solicitado por um leitor.

As etiquetas RFID ativas são usadas para identificar, localizar, rastrear, monitorar e proteger automaticamente os ativos, humanos e animais.

Definirtec explica a identificação de radiofrequência ativa (RFID ativa)

Um RFID ativo pode ser programado para enviar um sinal sob demanda ou transmitir em intervalos definidos. As tags também podem ser ativadas para iniciar a transmissão em determinados locais ou quando uma alteração em um parâmetro detectado for detectada. A mudança pode ser na temperatura, umidade ou movimento.

Os sistemas RFID ativos operam em frequências ultra-altas e têm longo alcance de leitura de até 100 M. Os dispositivos têm uma capacidade de memória de 512 kb ou mais, o que permite que a etiqueta ativa armazene informações de ativos que podem ser recuperadas diretamente da etiqueta.

Existem dois tipos diferentes de RFID ativo: transponders e beacons.

  • Os transponders ativos só se comunicam depois de receber um sinal de interrogação de um leitor e são usados ​​para controle de acesso e sistemas de pagamento de pedágio.
  • Os beacons ativos emitem informações de identificação em intervalos predefinidos. Eles são amplamente usados ​​para sistemas de localização em tempo real (RTLS) em cadeias de suprimentos, pátios de transporte e muito mais.

As vantagens do RFID ativo incluem maior alcance, mais dados, maiores taxas de transmissão de dados, maior produtividade, eficiência, segurança e visibilidade. No entanto, tem algumas desvantagens, como alto custo, vida útil curta, tamanho maior e faixa de temperatura operacional limitada.

O custo e o tamanho de um RFID ativo variam de acordo com a vida útil da bateria, memória, tipo de alojamento e recursos de valor agregado, como detectores de movimento integrados, sensores de temperatura e interface de telemetria.

As baterias geralmente não são substituíveis e duram cerca de cinco anos, após os quais a etiqueta é descartada.

RFID ativo é usado em uma ampla gama de aplicações, como equipamentos médicos, equipamentos de informática, equipamentos de teste eletrônico, contêineres e reboques na indústria de transporte, bem como para localizar pessoas e itens, controle de acesso a instalações, rastreamento de animais, processos de linha de montagem e muito mais .