IANA (Internet Assigned Numbers Authority)

A Internet Assigned Numbers Authority (IANA) é uma organização de padrões que supervisiona a alocação global de endereços IP, a atribuição de parâmetros de protocolo e outras atribuições de protocolo de Internet.

IANA é responsável pela coordenação global da raiz do DNS, do endereçamento IP e de outros recursos do protocolo da Internet. A IANA também gerencia os domínios .int e .arpa.

As funções da IANA são realizadas por três entidades:

A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), uma organização sem fins lucrativos que assumiu as funções da IANA em 1998.

O Governo dos Estados Unidos, que originalmente desempenhou as funções da IANA e ainda mantém a autoridade máxima sobre as funções da IANA.

A Internet Engineering Task Force (IETF), uma organização voluntária que toma decisões técnicas sobre protocolos de Internet.

As funções da IANA são às vezes referidas como as "funções da IANA", os "protocolos da IANA", ou os "serviços da IANA". Qual é o meu endereço IP público? Seu endereço IP público é o endereço que seu computador usa para se comunicar com outros computadores na Internet pública. Ele é atribuído a você pelo seu provedor e é geralmente estático (o que significa que não muda com muita frequência). Você pode pensar nele como o "endereço de rua" do seu computador na Internet. Assim como o seu endereço de casa permite que as pessoas lhe enviem correio físico, o seu endereço IP público permite que as pessoas enviem informação digital (como e-mails ou dados do website) para o seu computador.

Quais são as três principais funções da IANA?

A Internet Assigned Numbers Authority (IANA) é responsável por três funções primárias dentro da infra-estrutura da Internet:

1. atribuição e atribuição de identificadores únicos
2. Coordenação dos registros de parâmetros do protocolo global da Internet
3. Administração da zona raiz do Sistema de Nomes de Domínio (DNS)

Com relação aos identificadores únicos, IANA é responsável por supervisionar a atribuição de endereços IP, números de portas e números de protocolo. Eles também são responsáveis por gerenciar a zona raiz do DNS, que é o nível mais alto da hierarquia do DNS e contém os servidores DNS raiz que são autorizados para todo o DNS.

IANA também é responsável por coordenar os registros de parâmetros globais do protocolo Internet, que são mantidos por várias organizações e contêm informações sobre os parâmetros utilizados em vários protocolos Internet. Esses registros incluem o Registro de Endereços IP, o Registro de Protocolos do Sistema de Nomes de Domínios e o Registro de Números de Sistemas Autônomos.

O que é IANA Internet Assigned Numbers Authority e qual o seu propósito?

A Internet Assigned Numbers Authority (IANA) é uma organização global que supervisiona a atribuição de identificadores exclusivos para uso na Internet. Esses identificadores incluem nomes de domínio, endereços IP e números de protocolo. A IANA é responsável por manter as listas oficiais desses identificadores e certificar-se de que eles sejam alocados e gerenciados adequadamente.

A organização foi originalmente fundada nos primeiros dias da Internet como uma forma de centralizar o gerenciamento desses identificadores. Isto era necessário porque naquela época, a Internet estava crescendo muito rapidamente e havia a necessidade de um sistema coordenado para garantir que todos os diferentes componentes pudessem trabalhar em conjunto.

IANA agora faz parte da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), que é uma organização sem fins lucrativos que é responsável pelo gerenciamento geral da Internet. A ICANN foi fundada em 1998 e a IANA é um dos seus principais componentes.

O principal objetivo da IANA é manter a Internet funcionando sem problemas, supervisionando os identificadores exclusivos que são usados na rede. Ao gerenciar esses identificadores em um banco de dados central, IANA ajuda a garantir que não haja conflitos ou duplicação de esforços. Isso ajuda a manter a Internet funcionando sem problemas e evita problemas que, de outra forma, poderiam surgir.

A Internet é controlada por alguém?

A resposta curta é que nenhuma entidade controla a Internet.

A Internet é uma rede global de computadores que podem se comunicar uns com os outros. Não há uma localização centralizada ou autoridade que controle a Internet. Em vez disso, ela é governada por um conjunto de padrões e organizações internacionais.

A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) é uma organização sem fins lucrativos que é responsável pela gestão do sistema de nomes de domínio (DNS) e endereços IP (Internet Protocol). A ICANN não controla o conteúdo da Internet, mas desempenha um papel na regulação da forma como o tráfego é roteado através da rede.

A Internet Engineering Task Force (IETF) é um organismo de normalização que desenvolve e mantém as normas técnicas que fazem funcionar a Internet. A IETF não tem qualquer autoridade sobre como a Internet é usada ou como o tráfego é roteado, mas seus padrões são essenciais para garantir a interoperabilidade.

Existem também registros regionais da Internet (RIRs) que gerenciam a alocação de endereços IP e outros recursos dentro de suas respectivas regiões. Os RIRs são tipicamente organizações sem fins lucrativos que são supervisionadas por seus respectivos governos.

Além dessas organizações, há também muitas empresas e indivíduos que desempenham um papel na manutenção do funcionamento da Internet. Os provedores de serviços de Internet (ISPs) fornecem a infra-estrutura física que permite aos usuários se conectarem à Internet. As empresas de alojamento Web fornecem os servidores e armazenamento que tornam possível alojar websites e outros serviços online. E há inúmeros engenheiros e técnicos que