Hardware de aquisição de dados (hardware daq)

Definição - O que significa Hardware de aquisição de dados (Hardware DAQ)?

Hardware de aquisição de dados (DAQ) é uma categoria de hardware envolvida na agregação de sinais que podem ser enviados a um sistema de computador e usados ​​como dados internos. Esses tipos de tecnologia um tanto convencionais já fazem parte das interfaces de computador há algum tempo, mas também têm usos muito relevantes relacionados a tecnologias mais recentes, como plataformas móveis e sistemas de big data.

Definirtec explica Hardware de aquisição de dados (hardware DAQ)

Diferentes tipos de hardware de aquisição de dados geralmente são anexados a slots de PC ou portas e conexões disponíveis em um ambiente de hardware de computador pessoal. Alguns deles têm a forma de cartões, com componentes individuais para processamento de sinais e gerenciamento de memória.

Uma maneira de explicar o hardware de aquisição de dados é que essas ferramentas podem pegar um sinal analógico e transmiti-lo para um ambiente de PC. Ferramentas como temporizadores podem atuar como módulos de hardware de aquisição de dados que traduzem dados para um computador.

Outra maneira de explicar isso é que o hardware de aquisição de dados utiliza um processo chamado condicionamento de sinal, onde os dados analógicos devem ser convertidos em dados digitais com sensores e outras ferramentas. Para lidar com a cronologia do condicionamento de sinal, os usuários podem precisar definir taxas de amostragem e fornecer tempo preciso para análise de dados do sistema de computador. Essas e outras métricas são uma grande parte do que os desenvolvedores olharão ao implementar configurações de hardware de aquisição de dados.

Uma das aplicações mais promissoras de hardware de aquisição de dados é a conversão de dados ambientais em um computador, a fim de ajudar a automatizar o gerenciamento de instalações ou outras tarefas que costumavam exigir a tomada de decisão humana. Por exemplo, como dados analógicos como temperatura, umidade, várias partes moleculares por milhão e outras métricas são alimentados em computadores com ferramentas como sensores, esses computadores podem ser feitos para ajustar sistemas de hardware atmosféricos para microgerenciar espaços físicos sem qualquer envolvimento humano.