Guerra de rede

Definição - o que significa Netwar?

Uma guerra de rede é uma forma de conflito de baixa intensidade travado por internautas ou pessoas na Internet (doravante denominados atores em rede), que incluem organizações criminosas, terroristas transnacionais, grupos de movimentos sociais e grupos ativistas.

A guerra é travada por meio de estruturas de rede descentralizadas e flexíveis. Refere-se essencialmente ao conflito travado na Internet e em sistemas em rede, como mobilização de informações, hackeamentos e contra-hackeamentos e, em menor grau, até mesmo discussões acaloradas muito simples sobre tópicos aleatórios entre grupos ou células.

Definirtec explica Netwar

Netwar é um conceito exclusivo para a indústria de Internet e tecnologia da informação como um todo. Foi introduzido no início da década de 1990 pela RAND Corporation, um think-tank financiado pelo governo dos Estados Unidos. A essência da guerra em rede são as formas emergentes de conflito em que os participantes (ou seja, atores em rede) são constituídos por grupos e redes dispersas, em vez de uma instituição coesa cujo objetivo principal é usar o conhecimento, a compreensão e a informação para alcançar um objetivo, em vez de controlar explicitamente os recursos físicos e o território, o que caracteriza as guerras tradicionais.

Os atores em rede são um conjunto de pessoas e grupos sem uma hierarquia de comando clara e que se comunicam por meio de "todos os pontos" de canais de comunicação com largura de banda agregada considerável e alcance global por meio da Internet. Em contraste, organizações altamente institucionalizadas, como a polícia e as forças armadas, comunicam-se por canais altamente hierárquicos e centralizados. Como um ponto de comparação, a guerra cibernética geralmente gira em torno do uso militarista de interfaces de rede, como espionagem e sabotagem, enquanto a guerra de rede é caracterizada mais por impulsos massivos de informação projetados para esclarecer o público em geral sobre informações específicas geralmente mantidas em segredo por instituições maiores.