Groupware assíncrono

Definição - o que significa groupware assíncrono?

O groupware assíncrono permite e facilita a colaboração entre vários participantes, mas não necessariamente ao mesmo tempo. Resumindo, o groupware assíncrono suporta a comunicação entre grupos de indivíduos fisicamente e geograficamente dispersos em momentos diferentes, ao contrário do groupware síncrono.

Definirtec explica Groupware Asynchronous

Exemplos de groupware assíncrono incluem e-mail, mensagens estruturadas, agentes, fluxo de trabalho, conferência por computador, sistemas de compartilhamento de arquivos, sistemas de escrita colaborativa e hipertexto cooperativo e memória organizacional.

Os e-mails usam nomes de destinatários para organizar o acesso, com a vantagem adicional de endereçamento de vários destinatários. As mensagens estruturadas permitem que os usuários organizem, classifiquem, gerenciem e filtrem mensagens. Os agentes são softwares autônomos aos quais as tarefas são delegadas. Workflow armazena mensagens que definem e gerenciam fluxos de trabalho, enquanto acessa sistemas de conferência ou quadros de avisos.

Os usuários de groupware assíncronos podem colaborar no acesso e modificações de dados compartilhados de forma anônima. As colaborações de usuário assíncronas são mantidas com sucesso quando os usuários podem aplicar modificações ou contribuições sem restrição. Isso é realizado por meio de sistemas de gerenciamento de dados replicados com acesso de leitura / gravação qualquer, permitindo atualizações simultâneas do usuário.

Por exemplo, o armazenamento de objeto distribuído DAgora (DOORS) é baseado em um grupo de servidores que replica o acesso relacionado ao modelo de dados de leitura / gravação de qualquer objeto e usa um mecanismo para permitir o armazenamento em cache do cliente de objetos usados ​​com frequência. Este mecanismo garante a disponibilidade dos dados, apesar da desconexão voluntária ou failover da rede. Os objetos DOORS são estruturados com base em estruturas de objeto que decompõem ainda mais as operações de objeto em diferentes aspectos, como suporte de reconhecimento e controle de simultaneidade.