Gestão do ciclo de vida da informação (ilm)

Definição - O que significa Gerenciamento do Ciclo de Vida da Informação (ILM)?

O Gerenciamento do Ciclo de Vida das Informações (ILM) é um subconjunto complexo do Ciclo de Gerenciamento da Vida dos Dados (DLM) e uma prática de Gerenciamento de Registros e Informações (RIM) usada para armazenamento de dados, administração e gerenciamento de sistemas. A abordagem de ILM estratégica é usada para determinar como os dados são movidos, excluídos, destruídos ou arquivados e é baseada em procedimentos de armazenamento automatizado, formatos de organização de dados manuais (papel, microfilme, fotografias, negativos e gravações de áudio / vídeo) e gerenciamento de armazenamento de dados inicial, como gerenciamento de armazenamento hierárquico (HSM).

Definirtec explica Gerenciamento do Ciclo de Vida da Informação (ILM)

O ILM é eficaz na computação moderna, onde o gerenciamento de dados é crítico, devido a questões de conformidade de legislação como a Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguro Saúde (HIPAA) e a Lei Sarbanes-Oxley. Ambos são usados ​​para regular tipos específicos de gerenciamento de dados.

O ILM usa critérios mais complexos do que tipo de arquivo de dados, idade e frequência de acesso. Os produtos de ILM automatizam o gerenciamento de dados, organizando e automatizando a migração de dados em camadas categorizadas por critérios de política.

O ILM é baseado em três estratégias de armazenamento, como segue:

  • Política: Determinada por metas e motivadores de negócios. As políticas de armazenamento e informações são moldadas por determinações executivas e gerenciais de governança e gerenciamento de TI, acordos de nível de serviço (SLA), processos de controle de mudanças e disponibilidade do sistema e requisitos de tempo de recuperação em caso de eventos inesperados, como acidentes ou desastres.
  • Operacional: Inclui backup e recuperação de dados, como restauração de dados e reinicialização do sistema; arquivamento (retenção de dados de longo prazo) e outros processos e procedimentos diários para gerenciamento de armazenamento.
  • Infraestrutura: Inclui arquiteturas lógicas e físicas, como partições de disco rígido simuladas e físicas; aplicativos e plataformas de armazenamento correspondentes relacionadas à produção, teste e desenvolvimento necessários; segurança de armazenamento de dados e capacidades e limitações do data center.

O recurso de gerenciamento de caminho do ILM é usado para facilitar a recuperação de dados de aplicativos armazenados e permite a especificação de políticas do usuário que definem os valores dos dados de acordo com diferentes tempos, taxas e vida útil. Por exemplo, os sistemas ILM permitem que os usuários pesquisem vários tipos de instâncias de arquivos de dados armazenados, como IDs de cliente.

Circunstâncias imprevistas ocorrem fora das operações normais de negócios e não podem ser automatizadas. Um exemplo é uma retenção legal, também conhecida como retenção de litígio ou congelamento legal, que exige que os administradores de dados interrompam a continuação normal do fluxo de dados do ILM.