Gerenciamento de qualidade de dados (dqm)

Definição - O que significa Data Quality Management (DQM)?

O gerenciamento de qualidade de dados é um tipo de administração que incorpora o estabelecimento de funções, implantação de funções, políticas, responsabilidades e processos com relação à aquisição, manutenção, disposição e distribuição de dados. Para que uma iniciativa de gerenciamento de qualidade de dados seja bem-sucedida, é necessária uma forte parceria entre os grupos de tecnologia e a empresa.

Os grupos de informática são responsáveis ​​pela construção e controle de todo o ambiente, ou seja, arquitetura, sistemas, estabelecimentos técnicos e bancos de dados. Este ambiente geral adquire, mantém, dissemina e descarta os ativos de dados eletrônicos de uma organização.

Definirtec explica Data Quality Management (DQM)

Ao considerar uma plataforma de business intelligence, existem várias funções associadas ao gerenciamento de qualidade de dados:

  • Líder de projeto e gerente de programa: responsável pela supervisão de projetos individuais ou do programa de inteligência de negócios. Eles também gerenciam as funções do dia a dia, dependendo do orçamento, escopo e limitações de cronograma.
  • Agente de mudança organizacional: Auxilia a organização a reconhecer o impacto e o valor do ambiente de business intelligence e ajuda a organização a lidar com quaisquer desafios que surjam.
  • Analista de dados e analista de negócios: Comunique as necessidades de negócios, que consistem em necessidades de qualidade de dados detalhadas. O analista de dados demonstra essas necessidades no modelo de dados, bem como nos pré-requisitos para os procedimentos de aquisição e entrega de dados. Coletivamente, esses analistas garantem que as necessidades de qualidade sejam identificadas e demonstradas no projeto, e que essas necessidades sejam levadas à equipe de desenvolvedores.
  • Administrador de dados: trata os dados como um ativo corporativo.

Uma abordagem de gerenciamento de qualidade de dados eficaz tem elementos reativos e proativos. Os elementos proativos incluem:

  • Estabelecimento de toda a governança
  • Identificação das funções e responsabilidades
  • Criação das expectativas de qualidade, bem como das estratégias de negócios de suporte
  • Implementação de uma plataforma técnica que facilite essas práticas de negócios

Os elementos reativos incluem o gerenciamento de problemas nos dados localizados em bancos de dados existentes.