Gerenciador de virtualização

Definição - O que significa o Virtualization Manager?

Um gerenciador de virtualização é um aplicativo de gerenciamento de ambiente de virtualização que fornece recursos para criar, editar, remover e monitorar máquinas virtuais. Um gerenciador de virtualização fornece uma solução de gerenciamento completa para muitas máquinas virtuais diferentes simultaneamente por meio de um único console de gerenciamento de aplicativo.

Um gerenciador de virtualização também é conhecido como gerenciador de máquina virtual, monitor de máquina virtual ou hipervisor.

Definirtec explica o Virtualization Manager

Um gerenciador de virtualização é parte integrante de qualquer infraestrutura de computação que tenha uma ou mais máquinas virtuais espalhadas pela rede. Ele controla a alocação de computação, memória, rede, armazenamento e outros serviços subjacentes para todas as máquinas virtuais gerenciadas.

Um gerenciador de virtualização é implementado sobre ou é parte do sistema operacional pai e se integra facilmente com fornecedores de máquinas virtuais populares, fornecendo assim a capacidade de gerenciar máquinas virtuais de diferentes plataformas por meio de um painel de controle central. Os gerentes virtuais fornecem a capacidade de ver todo o pool de recursos virtuais e avaliar sua usabilidade e disponibilidade, uso de recursos e outras estatísticas relacionadas a desempenho e gerenciamento. Muitos fornecedores diferentes promovem gerenciadores de virtualização como parte de uma linha de produtos para ambientes virtuais em nuvem, mas seu objetivo básico e funcionalidade são bastante semelhantes.