Framework de aplicação

Definição - o que significa o Application Framework?

Uma estrutura de aplicativo é uma biblioteca de software que fornece uma estrutura fundamental para apoiar o desenvolvimento de aplicativos para um ambiente específico. Uma estrutura de aplicativo atua como o suporte básico para construir um aplicativo. A intenção de projetar frameworks de aplicativos é diminuir os problemas gerais enfrentados durante o desenvolvimento de aplicativos. Isso é obtido por meio do uso de código que pode ser compartilhado entre diferentes módulos de um aplicativo. As estruturas de aplicativos são usadas não apenas no desenvolvimento da interface gráfica com o usuário (GUI), mas também em outras áreas, como aplicativos baseados na web.

As estruturas de aplicativos não são uma ideia que surgiu recentemente. Algumas das estruturas de aplicativos antigas que ainda são usadas hoje são a estrutura de interface do usuário SmallTalk, MacApp (para Macintosh) e Struts (para aplicativos Java baseados na Web).

Definirtec explica o Application Framework

Devido ao desejo de criar GUIs em aplicativos com menos esforço de desenvolvimento, os frameworks de aplicativos provaram ser uma boa solução, fornecendo um framework padrão com estrutura de código pré-definida subjacente. Por exemplo, MFC (Microsoft Foundation Classes) é uma estrutura de aplicativo usada no ambiente Windows para desenvolver aplicativos na linguagem C ++. O MFC tem todas as ferramentas para geração automática de código para controles GUI dentro da estrutura.

Uma estrutura de aplicativo atua como uma ferramenta para fornecer a estrutura e os modelos para a construção de um aplicativo. Ao usar técnicas orientadas a objetos durante a implementação do framework, classes pré-existentes podem ser usadas para construir os aplicativos facilmente. As vantagens de usar estruturas de aplicativos são:

  • A componentização do framework permite que os desenvolvedores o usem peça por peça. Isso resulta em uma melhor alocação de desenvolvedores com base em sua experiência, redução de erros e menor custo de desenvolvimento.
  • A reutilização do código e do design auxilia no uso de componentes testados, o que aumenta a qualidade.
  • Extensibilidade para customizar a estrutura para implementar requisitos de negócios.
  • A simplicidade é alcançada pelo recurso de encapsulamento, que ajuda a controlar o acesso aos componentes e fornece segurança aos dados.
  • Melhor manutenção do código porque todo o código base é centralizado em um único local.
  • Além do código, as interações predefinidas entre as diferentes classes formam um modelo para reduzir o esforço de desenvolvimento. Isso fornece um começo melhor para o desenvolvimento de software e ajuda no desenvolvimento rápido de aplicativos.