Formulários do windows

Definição - o que significa o Windows Forms?

O Windows Forms é um conjunto de bibliotecas gerenciadas no .NET Framework projetadas para desenvolver aplicativos cliente ricos. É uma API gráfica para exibir dados e gerenciar as interações do usuário com implantação mais fácil e melhor segurança em aplicativos cliente.

O Windows Forms oferece uma ampla biblioteca cliente, fornecendo interface para acessar elementos gráficos e elementos gráficos nativos do Windows a partir do código gerenciado. Ele é construído com uma arquitetura orientada a eventos semelhante aos clientes Windows e, portanto, seus aplicativos aguardam a entrada do usuário para sua execução.

O Windows Forms é semelhante à biblioteca Microsoft Foundation Class (MFC) no desenvolvimento de aplicativos cliente. Ele fornece um wrapper que consiste em um conjunto de classes C ++ para o desenvolvimento de aplicativos Windows. No entanto, ele não fornece uma estrutura de aplicativo padrão como o MFC.

Definirtec explica o Windows Forms

Cada controle no aplicativo Windows Forms é uma instância concreta de uma classe. O layout de um controle na GUI e seu comportamento são gerenciados usando métodos e acessadores. O Windows Forms fornece uma variedade de controles, como caixas de texto, botões e páginas da Web, juntamente com opções para criar controles personalizados. Também contém classes para a criação de pincéis, fontes, ícones e outros objetos gráficos (como linha e círculo).

O Windows Forms Designer é uma ferramenta, no Visual Studio.NET, usada para inserir controles em um formulário e organizá-los conforme o layout desejado, com previsão de adição de código para manipular seus eventos, que implementam as interações do usuário. Dados tabulares vinculados a XML, banco de dados, etc. podem ser exibidos usando o controle DataGrid View na forma de linhas e células.

As configurações do aplicativo são outro recurso do Windows Forms para criar, armazenar e manter informações de estado de tempo de execução em um formulário XML que pode ser usado para recuperar as configurações preferidas do usuário, como posições da barra de ferramentas e listas usadas mais recentemente. Essas configurações podem ser reutilizadas em um aplicativo futuro.

Algumas das melhores práticas para a construção de aplicativos Windows Forms incluem:

  • As classes do Windows Forms podem ser estendidas, usando herança, para projetar uma estrutura de aplicativo que pode fornecer alto nível de abstração e capacidade de reutilização de código.
  • Os formulários devem ser compactos, com os controles limitados a um tamanho que possa oferecer funcionalidade mínima. Além disso, a criação e a remoção de controles dinamicamente podem reduzir o número de controles estáticos.
  • Os formulários podem ser divididos em pedaços empacotados em montagens que podem se atualizar automaticamente e podem ser facilmente gerenciados com mínimo esforço.
  • Projetar o aplicativo para ser stateless fornece escalabilidade e flexibilidade com facilidade para depuração e manutenção.
  • Os aplicativos Windows Forms devem ser projetados com base no nível de confiança exigido, a necessidade de solicitar permissões e lidar com exceções de segurança sempre que necessário.
  • O Windows Form não pode ser passado através do limite do domínio do aplicativo, pois eles não foram projetados para serem empacotados entre os domínios do aplicativo.

O Windows presentation Framework (WPF) é a tecnologia mais recente para renderizar interfaces de usuário em aplicativos Windows GUI com recursos como suporte 2D / 3D, visualização interativa de dados e legibilidade de conteúdo. Ele se baseia em objetos DirectX em vez de GDI (Graphic Device Interface) para fornecer um modelo de programação onde a interface do usuário é separada da lógica de negócios. No entanto, com a capacidade de interoperar com o WPF (sempre que necessário), o Windows Forms é uma boa escolha para aplicativos que não requerem GUI rica em mídia e outros recursos do WPF, como modelos de dados / controle, tipográficos e recursos de renderização de texto.

Esta definição foi escrita no contexto do .NET