Formato de descrição de lista de verificação de configuração extensível (xccdf)

Definição - o que significa o formato de descrição da lista de verificação de configuração extensível (XCCDF)?

O Formato de Descrição de Lista de Verificação de Configuração Extensível (XCCDF) é um formato XML usado para especificar listas de verificação de segurança, documentação de configuração e benchmarks, e foi planejado para oferecer suporte ao intercâmbio de informações, adaptação organizacional e situacional, geração de documentos, pontuação de conformidade e testes de conformidade. Ele é usado como um padrão unificado para que os documentos e definições de configuração e arquivos acima possam ser intercambiáveis, permitindo fácil personalização e substituição.

Definirtec explica o formato de descrição da lista de verificação de configuração extensível (XCCDF)

O formato de descrição da lista de verificação de configuração extensível foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST), uma vez que foi encarregado de desenvolver uma lista de verificação que estabeleceria seleções de opções e configurações que minimizassem os riscos de segurança inerentes aos sistemas de hardware e software de computador que o é provável que o governo federal use.

O XCCDF representa uma coleção estruturada de regras de configuração de segurança destinadas a sistemas específicos e a própria especificação foi projetada especificamente para intercâmbio de informações, geração de documentos relacionados, teste de conformidade automatizado (especialmente em relação à segurança), teste de conformidade e pontuação de conformidade. Ele também define o formato e o modelo de dados usados ​​para armazenar os resultados dos testes de conformidade de benchmark. Seu objetivo principal é a criação de uma base uniforme para expressar benchmarks, listas de verificação de segurança e outras orientações de configuração e, como resultado direto, promover a adoção generalizada de boas práticas de segurança.

Os documentos XCCDF usam o formato XML e, portanto, podem ser validados ou testados usando um analisador de validação de esquema XML.