Formato de arquivo de imagem marcado (tiff)

Definição - O que significa Tagged Image File Format (TIFF)?

Tagged Image File Format (TIFF) é um formato de arquivo padrão amplamente utilizado na indústria de impressão e publicação. O recurso extensível desse formato permite o armazenamento de várias imagens de bitmap com diferentes profundidades de pixel, o que o torna vantajoso para as necessidades de armazenamento de imagens. Uma vez que não apresenta artefatos de compactação, o formato do arquivo é preferível a outros para arquivar arquivos intermediários.

Definirtec explica Tagged Image File Format (TIFF)

Embora o TIFF não use muita compactação em comparação com outros formatos de arquivo de imagem, ele oferece suporte a diferentes tipos de compactação de dados. No caso de imagens fotográficas, o TIFF faz uso do método de compressão sem perdas Lempel-Ziv-Welch. Os arquivos TIFF podem ser compactados ou descompactados, mas são significativamente maiores do que JPEGs e, portanto, consomem mais espaço. No entanto, esse formato tem algumas vantagens sobre o formato JPEG, como a capacidade de armazenar várias imagens em camadas em um único arquivo TIFF e usar uma profundidade de bits de 8 bits por canal ou 16 bits por canal. Novamente, a troca livre é possível entre plataformas de computador e aplicativos que usam TIFF.

Um arquivo TIFF usa a extensão de arquivo ".tif" ou ".tiff". O TIFF também é conhecido por sua flexibilidade e tem mais recursos e capacidades do que outros formatos de arquivo de imagem. Freqüentemente, isso aumenta a complicação de aprender e compreender seus recursos. Um arquivo TIFF é organizado em um cabeçalho de arquivo de imagem, um diretório de arquivo de imagem e dados de bitmap, sendo os dois anteriores considerados obrigatórios.

O TIFF é amplamente utilizado em aplicativos de imagem e 3D, imagens médicas e editoração eletrônica. A maioria dos softwares ou aplicativos de edição de imagens são capazes de trabalhar com arquivos TIFF.

O TIFF, entretanto, tem algumas desvantagens. Um deles é a falta de mecanismo para especificar os relacionamentos multicamadas entre diferentes páginas TIFF. Além disso, em alguns aspectos, falta suporte padrão para recursos avançados de imagem. Outra grande desvantagem reside na limitação do tamanho. Como o formato utiliza offsets de 32 bits, o tamanho do arquivo é limitado a 4 gigabytes.