Faturamento eletrônico

Definição - o que significa faturamento eletrônico?

O faturamento eletrônico é um método de pagamento de contas em que um cliente pode pagar contas eletronicamente pela Internet para uma entidade ou organização. É amplamente aceito por muitas entidades governamentais e outras organizações. Devido aos vários benefícios fornecidos pelo faturamento eletrônico, é um dos métodos preferidos de pagamento de contas.

O faturamento eletrônico também é conhecido como apresentação e pagamento de nota fiscal eletrônica (EIPP).

Definirtec explica o faturamento eletrônico

Existem duas abordagens utilizadas na faturação eletrónica: faturação direta e agregador de bancos. No faturamento direto, o consumidor efetua o pagamento direto ao faturador, que emite as faturas no site solicitado. A maioria dos sites de faturamento utiliza provedores de faturamento eletrônico especializados em tecnologia e processos de faturamento eletrônico no serviço de pagamento. Na abordagem banco-agregador, o cliente faz pagamentos aos diferentes cobradores a partir do site do conciliador ou agregador. A maioria dos bancos fornece esse modelo aos usuários.

Existem muitas vantagens associadas à faturação eletrónica. O modo de transação sem papel é uma forma de pagamento de contas mais econômica e ecológica. É descomplicado tanto para o remetente quanto para o destinatário. Ao contrário dos sistemas de faturamento tradicionais, é mais amigável ao cliente e oferece economia de tempo e esforço. Os faturadores precisam apenas se concentrar no envio efetivo das contas, e não no modo de pagamento. Para os clientes, o pagamento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para acesso. A facilidade de rastrear atividades ou pagamentos anteriores é mais fácil com o pagamento eletrônico para clientes e cobradores.

O faturamento eletrônico também tem poucas desvantagens. O uso cada vez maior de spyware e outros malwares na Internet é uma ameaça à segurança dos dados pessoais e financeiros. Podem surgir disputas de pagamento devido ao tempo de inatividade da Internet ou do aplicativo de faturamento.