European Computer Driving License (ECDL)

A Carta de Condução Informática Europeia (ECDL) é um programa de certificação de literacia informática desenvolvido pela Comissão Europeia. Foi concebido para proporcionar aos utilizadores de computadores as competências e conhecimentos necessários para utilizar computadores de forma eficaz. A ECDL foi adoptada por mais de 30 países e é reconhecida por empregadores e instituições de ensino em todo o mundo.

A certificação ECDL é composta por sete módulos, que abrangem tópicos como conceitos básicos de tecnologia da informação, utilização de um computador e suas aplicações, e segurança. Para obter a certificação ECDL, os candidatos devem passar todos os sete módulos. Como se obtém a certificação ECDL? A Carta de Condução Informática Europeia (ECDL) é uma qualificação internacional que é reconhecida em mais de 150 países. Foi concebida para provar que o titular possui as competências e os conhecimentos necessários para utilizar um computador e aplicações informáticas comuns.

Para obter a ECDL, os candidatos devem completar uma série de módulos que cobrem tópicos como o essencial do computador, processamento de texto, folhas de cálculo e bases de dados. Os candidatos podem fazer um curso ECDL credenciado ou estudar de forma independente.

Uma vez concluídos os módulos, os candidatos devem fazer um exame. O exame é um teste de múltipla escolha que é feito em um computador. Os candidatos devem obter uma nota mínima em todos os módulos para serem premiados com o ECDL. Quanto custa o ECDL? Os custos do ICDL variam dependendo do país em que se faz o exame. Nos Estados Unidos, o custo é de $250 USD. A ECDL conta como um nível O? Não, a ECDL não conta como um nível O.

O que são os 7 módulos ECDL?

1. Introdução aos Computadores
2. Utilização do Computador e Gestão de Ficheiros
3. Processamento de Texto
4. Folhas de Cálculo
5. Bases de dados
6. Apresentações
7. Informação e Comunicação

Quando é que a ECDL foi introduzida?

A Carta de Condução Europeia de Computadores, ou ECDL, foi introduzida em 1997. Trata-se de uma certificação internacional de competências informáticas reconhecida em mais de 50 países. A certificação ECDL foi concebida para provar que o titular possui as competências e conhecimentos necessários para utilizar um computador e aplicações de software comuns. Para obter a certificação ECDL, os candidatos devem passar uma série de exames que abrangem tópicos como informática básica, processamento de texto, folhas de cálculo e bases de dados.