Estação de trabalho (ws)

Definição - O que significa Workstation (WS)?

Uma estação de trabalho (WS) é um computador dedicado a um usuário ou grupo de usuários envolvidos em negócios ou trabalho profissional. Inclui um ou mais monitores de alta resolução e um processador mais rápido do que um computador pessoal (PC). Uma estação de trabalho também tem maior capacidade multitarefa devido à memória adicional de acesso aleatório (RAM), drives e capacidade de drive. Uma estação de trabalho também pode ter adaptadores gráficos de alta velocidade e mais periféricos conectados.

O termo estação de trabalho também foi usado para fazer referência a um PC ou terminal de mainframe em uma rede local (LAN). Essas estações de trabalho podem compartilhar recursos de rede com um ou mais computadores clientes grandes e servidores de rede.

Definirtec explica Workstation (WS)

As estações de trabalho geralmente são construídas com um design otimizado para manipulação e visualização de dados complexos. Os exemplos incluem renderização e edição de imagens, design auxiliado por computador (CAD), animações e gráficos matemáticos. As estações de trabalho foram o primeiro segmento da indústria a comercializar ferramentas de colaboração e acessórios e aprimoramentos avançados. Isso inclui mouses 3D, vários monitores e dispositivos de armazenamento de dados de alto desempenho / capacidade.

Eventualmente, os PCs convencionais adotaram elementos de estação de trabalho que contribuíram para o declínio do segmento de mercado de estação de trabalho. Além disso, o diferencial de custo diminuiu entre as estações de trabalho mais baratas e os PCs mais sofisticados. As estações de trabalho de baixo custo usavam CPUs Intel Pentium 4 ou AMD Athlon 64, enquanto os PCs de alta tecnologia usavam processadores poderosos como Intel Xeon, IBM Power, AMD Opteron ou Sun UltraSPARC - uma potência para o trabalho de processamento de computador. Essas últimas máquinas são às vezes chamadas de PCs de classe de estação de trabalho e incluem recursos como:

  • Suporte de memória de código de correção de erros (EEC)
  • Soquetes de memória adicionais para módulos registrados
  • Vários soquetes de processador para CPUs mais potentes
  • Vários monitores
  • Sistemas operacionais (SOs) confiáveis ​​com recursos avançados
  • Placas gráficas de alto desempenho

Atualmente, a Sun Microsystems fabrica as únicas estações de trabalho que usam microprocessadores x86-64 e sistemas operacionais Windows, Mac OS X, Solaris 10 e Linux.