Espectro sem fio

Definição - O que significa Wireless Spectrum?

O espectro sem fio consiste em radiação eletromagnética e bandas de frequência. Os respectivos países têm seus próprios espectros sem fio com faixas de até 300 GHz. As frequências do espectro sem fio usadas na comunicação são regulamentadas por organizações nacionais, que especificam quais faixas de frequência podem ser usadas por quem e para qual propósito.

A variação do canal de rádio e da frequência do canal é bastante complexa porque as características de propagação do rádio são resultado de fatores naturais e artificiais. As entidades governamentais possuem canais de frequência, que são divididos de acordo com as características comuns da banda de frequência e causam quebras de desempenho em diferentes níveis de frequência, onde apenas as janelas de continuidade estão disponíveis.

Definirtec explica Wireless Spectrum

O boom da tecnologia sem fio criou divisões na alocação de espectro. A União Internacional de Telecomunicações (ITU) divide o mundo em três regiões diferentes que influenciam a propagação do sinal sem fio:

  • Região 1: Europa, África, partes do Oriente Médio e Norte da Ásia
  • Região 2: Américas, Caribe e Havaí
  • Região 3: Ásia, Sudeste Asiático, Ilhas do Pacífico, Austrália e Nova Zelândia