Endereço multicast

Definição - o que significa endereço multicast?

Um endereço multicast é um tipo específico de endereço IP que rotula um local de rede que é usado para fazer o multicast de pacotes de dados em uma rede. Ele está em contraste com outros endereços IP que só permitem modelos unicast.

ICANN, IANA e partes relacionadas estabeleceram o endereço multicast como parte da distribuição dos endereços IPv4 e IPv6 para servir à comunidade global da Internet. À medida que a Internet global continuava a crescer, os limites do sistema IPv4 estavam estressando a capacidade das partes interessadas de entregar um volume adequado de novos endereços.

O sistema IPv6 expandido permite o crescimento futuro.

Definirtec explica o endereço multicast

Endereços multicast e o modelo OSI de 7 camadas

No modelo OSI de sete camadas que é usado para microgerenciar o tráfego de dados de rede e dispositivos, os sistemas multicast utilizam camadas específicas. As conexões Ethernet podem utilizar a camada 2 ou a camada de enlace de dados, onde as conexões de roteador sem fio podem utilizar a camada 3, que é conhecida como camada de rede ou Internet.

Cada camada do modelo OSI tem sua própria funcionalidade e aplicação. Isso começa com a camada de hardware, a camada de enlace de dados e a camada de rede. Acima delas estão a camada de transporte, a camada de sessão, a camada de apresentação e a camada de aplicação. Cada um deles está relacionado a tipos especificamente diferentes de conexões de rede. No total, o modelo ajuda a fornecer uma estrutura para o administrador da rede como um todo.

Endereços multicast em redes classful

Parte da utilização de endereços multicast tem a ver com os modelos de rede classful originais que os órgãos administrativos criaram para fornecer endereços IPv4.

O sistema tradicional envolvia endereços IP de classe A, B, C e D. A Classe D foi projetada para acomodar a alocação de endereços multicast. As classes de A a C envolvem diferentes tamanhos de rede.

A distribuição de endereços IP utiliza os bits de ponta do próprio endereço. O intervalo para endereços multicast é de 224.0. 0.0 a 239.255. 255.255.

Além dos endereços multicast, existem soluções de engenharia de nível superior para estabelecer a funcionalidade multicast. Alguns deles incluem pontos de encontro, PIM bidirecional e multicast específico da fonte.

É importante entender que o sistema de rede classful tradicional usado com endereços TCP / IP classe A, B e D e designação multicast dessa forma está se tornando obsoleto devido ao surgimento da sintaxe IPv6 e outros fatores. Embora as partes interessadas ainda possam usar o sistema de rede classful, ele foi considerado obsoleto desde o final dos anos 1990.

Na era da nuvem, porém, o multicast ainda é útil. White papers e outros recursos abordam os aspectos administrativos exclusivos de multicast para streaming de mídia ou para sistemas de fornecedores de nuvem corporativa, como uma parte funcional do fornecimento de funcionalidade pela Internet.

Como podemos ver nos sistemas de negócios e de consumo, as pessoas em geral estão fazendo mais pela Internet, e como os protocolos TCP / IP e outros sistemas associados evoluem tem muito a ver com essa mudança. Embora os administradores tenham, de certa forma, jogado fora os velhos livros de regras, ainda existem estruturas fundamentais em termos de orientação original de grupos como o IETF para entender como avançar com esse tipo de administração de rede.

Esta definição foi escrita no contexto do endereço IP