Distribuição eletrônica de software (ESD)

Definição - O que significa Distribuição Eletrônica de Software (ESD)?

A distribuição eletrônica de software (ESD) é a distribuição de software ou dados aos usuários eletronicamente. A abordagem é totalmente oposta à prática de entrega de software por meio de mídia física. A distribuição eletrônica de software pode fazer uso de download ou streaming. A distribuição eletrônica de software tem muitas vantagens em comparação com a distribuição em mídia física, tanto para fornecedores quanto para clientes.

A distribuição eletrônica de software também é conhecida como distribuição digital.

Definirtec explica a distribuição eletrônica de software (ESD)

Uma boa distribuição eletrônica de software envolve não apenas a entrega do software aos usuários nos sistemas e redes, mas também o manuseio de tarefas complexas, como verificar se o software foi instalado com êxito e restaurar versões anteriores do software se ocorrer algum problema. Quando se trata de distribuição eletrônica de software, existem principalmente duas abordagens usadas pelos fornecedores, a saber, compra direta e versão de teste. A abordagem de compra direta envolve o pagamento do software pelo cliente, após o qual o software completo pode ser baixado do site do fornecedor. Todos os recursos e funcionalidades estão prontamente disponíveis para o usuário e podem ser usados ​​imediatamente. A abordagem da versão de teste ou a abordagem “experimente antes de comprar” envolve oferecer aos clientes uma versão de teste do software que tem recursos e funcionalidades limitados. O cliente pode comprar a versão completa enquanto usa a versão de teste ou após o período de avaliação terminar.

Existem muitas vantagens significativas na distribuição eletrônica de software. Em comparação com a distribuição de software em mídia física, o custo da distribuição eletrônica de software é muito menor. Também há menos tempo envolvido com relação ao pedido e entrega do software. Os fornecedores de software podem oferecer descontos para software comprado e baixado pela Internet. Outros benefícios da distribuição eletrônica de software incluem a maximização da receita, maior satisfação do cliente e ganho de inteligência de negócios.