Dispositivo de interferência quântica supercondutor

Um dispositivo de interferência quântica supercondutor (SQUID) é um magnetómetro muito sensível, utilizado para medir campos magnéticos extremamente fracos. Consiste de um laço supercondutor com duas junções Josephson supercondutoras em série. A corrente através do SQUID pode ser modulada por um campo magnético aplicado, tornando possível medir o campo com muita precisão. Quem inventou o SQUID? O Squid (Superconducting Quantum Interference Device) foi inventado em 1964 por Robert Dicke e David Pritchard enquanto trabalhavam na Universidade de Princeton.

Os telefones têm magnetómetros?

Sim, os telefones normalmente têm magnetómetros. Isto porque os magnetómetros podem ser usados para uma variedade de fins, tais como a detecção do campo magnético da Terra (que pode ser usado para aplicações de bússola) ou a detecção de objectos metálicos.

O que é SQUID em computação quântica? SQUID é um acrónimo de Superconducting Quantum Interference Device (Dispositivo de Interferência Quântica Supercondutor). É um magnetômetro sensível que pode ser usado para medir campos magnéticos muito fracos. Os SQUIDs também são usados na computação quântica como qubits, que são as unidades básicas de informação na computação quântica. Quem inventou o magnetômetro de amostra vibratória? O magnetômetro de amostra vibratória foi inventado por John C. Slonczewski pela primeira vez nos anos 60.

Qual é o princípio de funcionamento do SQUID?

O SQUID (dispositivo de interferência quântica supercondutor) é um magnetômetro muito sensível usado para medir campos magnéticos muito pequenos. Consiste num laço supercondutor com duas junções de Josephson. As junções são feitas de um material supercondutor (como o alumínio) e de um material isolante (como o dióxido de silício).

Quando o SQUID é colocado num campo magnético, o campo penetra no material supercondutor e faz fluir uma corrente através do laço. Esta corrente é chamada de corrente Josephson. As duas junções no SQUID agem como pequenos indutores. Elas armazenam energia sob a forma de um campo magnético.

A força da corrente Josephson é proporcional à força do campo magnético. O SQUID é calibrado para que possa medir alterações muito pequenas no campo magnético.