Definição - O que significa DDR2-SDRAM?
DDR2-SDRAM é uma interface de memória de acesso aleatório dinâmica síncrona de alto desempenho. É o sucessor do DDR-SDRAM. Ele oferece novos recursos, maior largura de banda e menor consumo de energia do que seu antecessor. DDR2-SDRAM foi sucedido por DDR3-SDRAM.
Definirtec explica DDR2-SDRAM
Comparado ao DDR, o DDR2-SDRAM é complexo em arquitetura. As células de memória em DDR2-SDRAM são ativadas de uma maneira que as ajuda a operar com um barramento externo. Semelhante ao DDR, o DDR2 também transfere dados com o dobro da velocidade do clock. Mas no caso de DDR2, o barramento tem o dobro da velocidade em comparação com DDR-SDRAM. Uma característica saliente em DDR2-SDRAM é a redução da tensão de operação, levando a um menor consumo de energia e maior velocidade de operação. O strobe de dados em DDR2-SDRAM pode ser programado para operar em um modo diferencial. Todos os fatores acima ajudam a DDR2-SDRAM a atingir quatro transferências de dados por ciclo de clock interno. O limite de armazenamento associado a um único módulo de memória baseado em DDR2-SDRAM é de 4 GB. A frequência do barramento em DDR2-SDRAM também é aumentada com a ajuda de melhorias na interface elétrica, drivers off-chip e drivers prefetch. Outro recurso aprimorado em DDR2-SDRAM é o aumento no comprimento de pré-busca, que é de quatro bits em comparação com dois bits para cada bit em uma palavra de DDR-SDRAM. DDR2-SDRAM é capaz de transferir 64 bits de dados duas vezes por ciclo de clock.
As melhorias alcançadas por DDR2-SDRAM infelizmente têm um custo. DDR2-SDRAM é mais caro em comparação com seu antecessor. Embora DDR2-SDRAM possa fornecer a mesma largura de banda que DDR-SDRAM, é com latência mais alta. DD2-SDRAM não é compatível com versões anteriores e posteriores.