Dados como serviço (daas)

Definição - o que significa Data as a Service (DaaS)?

Dados como serviço (DaaS) é uma estratégia de nuvem usada para facilitar a acessibilidade de dados críticos de negócios de maneira oportuna, protegida e acessível. O DaaS depende do princípio de que dados úteis e especificados podem ser fornecidos aos usuários sob demanda, independentemente de qualquer separação organizacional ou geográfica entre consumidores e fornecedores.

O DaaS elimina a redundância e reduz os gastos associados, acomodando dados vitais em um único local, permitindo o uso e / ou modificação de dados por vários usuários por meio de um único ponto de atualização. Inicialmente usada em mashups da Web, a estratégia DaaS é frequentemente usada por organizações comerciais.

Definirtec explica dados como um serviço (DaaS)

Você pode pensar no modelo DaaS como novos métodos para acessar dados em datacenters existentes. Geralmente, ele fornece novos designs de arquitetura, como nuvens privadas dentro de uma nuvem pública. Os dados geralmente estão localizados em bancos de dados relacionais dentro de centros de dados corporativos. Os aplicativos de negócios típicos incluem gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), planejamento de recursos empresariais (ERP), e-commerce e sistemas de cadeia de suprimentos.

A abordagem DaaS oferece os seguintes benefícios:

  • Agilidade: Como os dados são facilmente acessíveis, os clientes podem tomar medidas imediatas e não exigem um conhecimento profundo dos dados reais.
  • Acessibilidade: Os provedores podem construir uma base e terceirizar a camada de apresentação, o que ajuda a construir interfaces de usuário altamente acessíveis e permite solicitações de mudança da camada de apresentação mais viáveis.
  • Qualidade dos dados: A acessibilidade aos dados é controlada por meio de serviços de dados, o que melhora a qualidade dos dados, pois há um único ponto de atualização.

Os modelos de precificação DaaS são classificados em duas categorias principais:

  • Modelo baseado em volume com duas abordagens: preços baseados em quantidade e pay-per-call (PPCall)
  • Modelo baseado em tipo de dados