Cyberstalking

Definição - O que significa Cyberstalking?

Cyberstalking é uma prática criminosa em que um indivíduo usa a Internet para assediar ou ameaçar alguém sistematicamente. Esse crime pode ser perpetrado por e-mail, mídia social, salas de bate-papo, clientes de mensagens instantâneas e qualquer outro meio online. O cyberstalking também pode ocorrer em conjunto com a forma mais tradicional de stalking, em que o agressor assedia a vítima offline. Não existe uma abordagem legal unificada para o cyberstalking, mas muitos governos tomaram medidas para tornar essas práticas puníveis por lei.

A perseguição cibernética às vezes é chamada de perseguição na Internet, perseguição eletrônica ou perseguição online.

Definirtec explica Cyberstalking

Cyberstalking é um dos vários crimes cibernéticos que foram habilitados pela Internet. Ele se sobrepõe ao cyberbullying e ao cyberluring, pois muitas das mesmas técnicas são usadas. Mídias sociais, blogs, sites de compartilhamento de fotos e muitas outras atividades de compartilhamento online comumente usadas fornecem aos ciberstalkers uma riqueza de informações que os ajudam a planejar seu assédio. Ao coletar dados pessoais (páginas de perfil) e fazer anotações de locais frequentados (tags de fotos, postagens de blogs), o cyberstalker pode começar a controlar a vida diária de um indivíduo.

O Centro Nacional para Vítimas de Crime (NCVC) sugere que as vítimas de cyberstalking tomem as seguintes medidas:

  • Para menores, informe os pais ou um adulto de confiança
  • Registre uma reclamação com o provedor de serviços de Internet do cyberstalker
  • Colete evidências, documente instâncias e crie um registro de tentativas de impedir o assédio
  • Apresentar a documentação para as autoridades locais e explorar as vias legais
  • Obtenha um novo endereço de e-mail e aumente as configurações de privacidade em sites públicos
  • Compre software de proteção de privacidade
  • Solicitar remoção de diretórios online

O NCVC também enfatiza que uma vítima de perseguição cibernética nunca deve concordar em se encontrar com o perseguidor pessoalmente.