CubeSat

Um CubeSat é um tipo de satélite miniaturizado usado para pesquisa espacial que é composto de múltiplas unidades cúbicas, tipicamente 10 cm em um lado. São geralmente lançados em órbita baixa da Terra e usados para vários fins, como radiocomunicações amadoras, observação da Terra e demonstração de tecnologia. O que você precisa para construir um CubeSat? Um CubeSat é um tipo de satélite miniaturizado para pesquisa espacial que é composto por unidades de cubos.

Para construir um CubeSat, você precisa:
Um computador
Um autocarro de satélite
Um sistema de energia
Uma carga útil
Um veículo de lançamento

Posso lançar o meu próprio satélite?

Sim, podes lançar o teu próprio satélite. No entanto, há algumas coisas a ter em mente. Primeiro, você precisa obter uma licença da Comissão Federal de Comunicações (FCC). Segundo, você precisará escolher uma freqüência que ainda não esteja em uso por outro satélite. Finalmente, você precisará ter certeza de que seu satélite não interfira com outros satélites já em órbita. A que altitude ardem os satélites? Como indicado na pergunta, os satélites ardem quando atingem uma certa altitude. A altitude em que isto ocorre varia dependendo do satélite, mas normalmente está entre 60 e 200 quilômetros acima da superfície da Terra.

Quem inventou o CubeSat?

Não há uma única pessoa ou organização que possa ser creditada por ter inventado o CubeSat. Em vez disso, o conceito de um CubeSat é o resultado de muitos anos de desenvolvimento tecnológico e evolução.

O primeiro CubeSat, o CubeSat 1, foi lançado em Junho de 2003. Foi desenvolvido por uma equipe de estudantes e professores da Universidade Estadual Politécnica da Califórnia, em colaboração com a Universidade de Stanford.

Desde então, o CubeSat tem sido desenvolvido por uma variedade de organizações e indivíduos em todo o mundo.
Quanto tempo é que um CubeSat permanece em órbita? Um CubeSat normalmente permanece em órbita por cerca de 2-3 anos, dependendo de uma série de fatores como a altitude da órbita, a quantidade de arrasto da atmosfera e a quantidade de empuxo do sistema de propulsão do CubeSat.