Cryptomining malware

O malware criptográfico é um tipo de software malicioso concebido para utilizar secretamente os recursos informáticos de uma vítima para extrair a moeda criptográfica. Isso pode ser feito infectando o dispositivo da vítima com malware ou usando um navegador da Web para explorar vulnerabilidades em um site ou aplicativo baseado na Web.

O malware de criptografia é frequentemente utilizado para gerar receita para os atacantes, pois pode ser difícil de detectar e pode gerar uma quantidade significativa de moeda criptográfica ao longo do tempo. Em alguns casos, a vítima pode até mesmo não estar ciente de que seu dispositivo ou navegador está sendo usado para minerar a moeda criptográfica.

O malware de criptografia pode ter um impacto significativo sobre a vítima, pois pode levar à diminuição do desempenho do seu dispositivo, ao aumento dos custos de electricidade e, em alguns casos, à cobrança de dados em excesso pelo seu fornecedor de serviços de Internet.

Se você suspeitar que seu dispositivo ou navegador foi infectado por malware de criptografia, você deve executar imediatamente uma verificação de segurança e remover qualquer software malicioso que for encontrado. Você também deve alterar quaisquer senhas que possam ter sido comprometidas e evitar visitar qualquer site ou clicar em qualquer link que você suspeite que possa ser malicioso. Você pode extrair o criptograma em um telefone? Sim, é possível extrair a criptografia em um telefone. No entanto, não é aconselhável fazê-lo, pois pode levar o seu telefone a ficar infectado com malware.

A criptografia de mineração em um telefone pode ser feita através de vários métodos diferentes, como o uso de um aplicativo de mineração dedicado ou visitando um site que permite que você o faça. No entanto, estes métodos vêm com uma série de riscos.

Aplicativos de mineração dedicados podem ser baixados de várias fontes diferentes, como a Loja do Google Play ou sites de terceiros. No entanto, não há garantia de que esses aplicativos sejam seguros de usar, e alguns podem até mesmo ser malware disfarçado.

A visita a sites que permitem que você minere criptografia também pode ser arriscada. Esses sites podem conter malware que pode infectar o seu telefone, ou podem enganá-lo para que desista das suas informações pessoais.

Em geral, não é aconselhável minar o criptograma num telefone devido aos riscos envolvidos. Se você decidir fazer isso, certifique-se de que você só baixa aplicativos de fontes confiáveis e tenha cuidado com os sites que você visita. Como você sabe se o meu PC está sendo usado para mineração? Existem algumas maneiras de saber se o seu PC está a ser usado para mineração:

1.

Verifique o uso do seu CPU. Se vir que o uso da sua CPU é anormalmente elevado, pode ser um sinal de que o seu PC está a ser usado para a mineração.

2. Verifique o uso da sua GPU. Se você vir que seu uso de GPU é excepcionalmente alto, pode ser também um sinal de que seu PC está sendo usado para mineração.

3. Verifique seu uso de energia. Se você vir que seu uso de energia é excepcionalmente alto, é outro sinal de que seu PC está provavelmente sendo usado para mineração.

4. Verifique o seu uso da Internet. Se você vê que o seu uso de internet é invulgarmente alto, pode ser porque o seu PC está a ser usado para minerar a moeda criptográfica.

5. Verifique a temperatura do seu computador. Se você notar que a temperatura do seu computador está anormalmente alta, pode ser porque o seu PC está sendo usado para mineração.

O mineiro Bitcoin é um vírus?

Não, o Bitcoin minerador não é um vírus. No entanto, existem muitos programas maliciosos que se apresentam como mineradores de Bitcoin para infectar o seu computador com malware. Estes programas podem muitas vezes ser difíceis de detectar e remover, por isso é importante ter cuidado ao descarregar e instalar qualquer software.

Se você está preocupado que um programa possa ser um mineiro Bitcoin malicioso, você pode usar um verificador de vírus como o VirusTotal para verificar se o programa tem malware. Você também pode verificar a assinatura digital do programa para ver se ele foi adulterado. No entanto, mesmo que um programa não seja um vírus, ele ainda pode ser prejudicial para o seu computador se estiver mal escrito ou se contiver código malicioso.

Onde posso encontrar vírus de mineração escondido?

Não há um lugar específico para encontrar vírus de mineração escondidos, pois eles podem ser encontrados em uma variedade de lugares, dependendo de como eles são espalhados. No entanto, alguns lugares comuns para procurá-los seriam em anexos de e-mail, sites que hospedam downloads drive-by, ou redes de compartilhamento de arquivos P2P. Além disso, vírus de mineração escondidos podem às vezes ser encontrados em sites legítimos que foram comprometidos por atacantes e usados para hospedar código malicioso.

As carteiras criptográficas podem ser hackeadas?

Sim, as carteiras criptográficas podem ser hackeadas. Tem havido uma série de hacks de alto perfil de carteiras criptográficas, incluindo o Mt. Gox hack de 2014, no qual 850.000 bitcoins foram roubados, e o Bitfinex hack de 2016, no qual 120.000 bitcoins foram roubados. Em ambos os casos, os hackers conseguiram ter acesso às chaves privadas das carteiras, permitindo-lhes gastar as bitcoins a seu bel-prazer.
Há algumas formas de os hackers poderem ter acesso às carteiras criptográficas. Uma é hackeando as trocas onde as carteiras são armazenadas. Outra é através de phishing, que é quando os hackers enviam e-mails falsos ou criam sites falsos que parecem reais para enganar as pessoas a dar-lhes as suas chaves privadas.
A melhor maneira de proteger a sua carteira criptográfica de ser pirateada é manter as suas chaves privadas seguras e protegidas. nunca armazene as suas chaves privadas online ou no seu computador. Em vez disso, use uma carteira de hardware como o Ledger Nano S ou o Trezor, que armazena as suas chaves privadas offline e é imune a ataques de hackers.