Criptografia de chave pública (pkc)

Definição - o que significa a criptografia de chave pública (PKC)?

A criptografia de chave pública (PKC) é uma técnica de criptografia que usa um algoritmo de chave pública e privada emparelhada (ou chave assimétrica) para comunicação segura de dados. O remetente de uma mensagem usa a chave pública de um destinatário para criptografar uma mensagem. Para descriptografar a mensagem do remetente, apenas a chave privada do destinatário pode ser usada.

Os dois tipos de algoritmos PKC são RSA, que é um acrônimo em homenagem aos inventores desse algoritmo: Rivest, Shamir e Adelman e Digital Signature Algorithm (DSA). A criptografia PKC evoluiu para atender às crescentes demandas de comunicação segura de vários setores e indústrias, como o militar.

PKC também é conhecido como criptografia de chave pública, criptografia assimétrica, criptografia assimétrica, cifra assimétrica, criptografia de chave assimétrica e criptografia Diffie-Hellman.

Definirtec explica criptografia de chave pública (PKC)

PKC é um algoritmo criptográfico e componente de sistema criptográfico implementado por uma variedade de padrões da Internet, incluindo Transport Layer Security (TLS), Pretty Good Privacy (PGP), GNU Privacy Guard (GPG), Secure Socket Layer (SSL) e Hypertext Transfer Protocol (HTTP ) sites.

O PKC facilita a comunicação segura por meio de um canal inseguro, que permite que uma mensagem seja lida apenas pelo destinatário pretendido. Por exemplo, A usa a chave pública de B para criptografar uma mensagem para B, que pode ser descriptografada usando a chave privada exclusiva de B.

PKC mantém a privacidade do email e garante a segurança da comunicação enquanto as mensagens estão em trânsito ou armazenadas em servidores de email. PKC também é um componente DSA usado para autenticar uma chave privada verificável por qualquer pessoa com acesso de chave pública autorizado, que valida a origem e o remetente da mensagem. Assim, o PKC facilita a confidencialidade, integridade de dados, autenticação e não-repúdio, que formam os principais parâmetros de garantia de informações (IA).

PKC é mais lento do que métodos de criptografia de chave secreta (ou criptografia simétrica), devido aos elevados requisitos computacionais. Ao contrário da criptografia simétrica, o PKC usa um tamanho de buffer fixo, dependendo de quantidades de dados pequenas e particulares, que só podem ser criptografadas e não encadeadas em fluxos. Como uma ampla gama de chaves de criptografia possíveis é usada, PKC é mais robusto e menos suscetível a tentativas de violação de segurança de terceiros.