Controle de mudança

Definição - O que significa Controle de Mudanças?

Na tecnologia da informação, o controle de mudanças é um aspecto importante do gerenciamento de mudanças. O controle de alterações é usado principalmente para trazer recursos adicionais para aplicativos de software, modificar recursos de aplicativos ou sistemas para atender a diferentes requisitos, instalação de patches ou atualizações de rede. O controle de alterações ajuda principalmente a reduzir a possibilidade de fazer alterações desnecessárias no aplicativo ou sistema.

Definirtec explica o controle de mudanças

O processo de controle de mudanças envolve uma série de etapas em sequência. As etapas geralmente são:

  • Propondo a mudança
  • Resumo de impacto
  • Tomada de decisão
  • Implementação de mudança
  • Fechamento da mudança

Durante a proposta de mudança, todos os detalhes da solicitação de mudança são capturados e registrados. No resumo do impacto, os grupos afetados e proprietários de negócios associados avaliam o risco e o impacto da mudança solicitada. O processo de tomada de decisão envolve a aprovação formal da autoridade responsável pela mudança para realizar a mudança, caso seja considerada inviável. A implementação da mudança envolve a implementação, monitoramento e relatório da implementação real. Uma vez que as alterações concluídas atendam aos objetivos, o fechamento e a revisão da alteração são realizados.

Todas as informações relacionadas a uma solicitação de mudança são documentadas junto com as lições aprendidas junto com o feedback para mudanças futuras semelhantes. Durante o processo de controle de mudanças, geralmente são criados dois documentos, a saber, o log de mudanças que contém o registro de todas as mudanças solicitadas, e o formulário de solicitação de mudança que contém as informações detalhadas da mudança, business case, riscos envolvidos e outros aspectos relacionados.

Existem muitos benefícios relacionados ao controle de alterações. Em primeiro lugar, evita que quaisquer falhas sejam introduzidas no sistema ou que sejam feitas alterações desnecessárias em aplicativos ou sistemas. Desta forma, ele garante que todas as alterações sejam controladas. Também ajuda na utilização econômica dos recursos envolvidos no controle de alterações e ajuda na redução de atividades de retorno. Do ponto de vista organizacional, fornece uma visibilidade muito melhor sobre as diferentes mudanças na empresa. Garante que apenas alterações que beneficiem o negócio sejam aceites. Também ajuda a melhorar a capacidade de regressar a um estado estável anterior em caso de falhas ou riscos.