Comunicações de dados (dc)

Definição - O que significa Comunicação de Dados (DC)?

Comunicação de dados (DC) é o processo de utilização de tecnologias de computação e comunicação para transferir dados de um lugar para outro ou entre as partes participantes.

DC permite a movimentação de dados eletrônicos ou digitais entre dois ou mais nós da rede, independentemente da localização geográfica, meio tecnológico ou conteúdo dos dados.

Definirtec explica Data Communications (DC)

As comunicações de dados incorporam várias técnicas e tecnologias para permitir qualquer forma de comunicação eletrônica. É uma forma muito ampla de se referir a toda essa tecnologia de rede em qualquer plataforma ou em qualquer ambiente digital.

Alguns tipos comuns de tecnologias de comunicação de dados incluem telecomunicações, redes de computadores e comunicação de rádio / satélite. A comunicação de dados geralmente requer a existência de um meio de transporte ou comunicação entre os nós que desejam se comunicar entre si, como fio de cobre, cabos de fibra ótica ou sinais sem fio.

Por exemplo, um exemplo comum de comunicação de dados é um computador conectado à Internet por meio de uma conexão Wi-Fi, que usa um meio sem fio para enviar e receber dados de um ou mais servidores remotos.

Alguns dispositivos / tecnologias usados ​​em comunicações de dados são conhecidos como equipamento de comunicação de dados (DCE) e equipamento terminal de dados (DTE). O DCE é usado no nó de envio e o DTE é usado no nó de recebimento.

Outra maneira de falar sobre os diferentes tipos de comunicação de dados é referir-se à funcionalidade disponível para uso de um emissor e de um receptor. Em termos de função de comunicação, você tem comunicações simplex, que são comunicações de dados unilaterais, e modelos de comunicação de dados half-duplex e full-duplex, bem como comunicações de dados seriais.

Com as comunicações half-duplex, as informações podem ir para os dois lados, mas não ao mesmo tempo. Os modelos full-duplex acomodam comunicação bidirecional simultânea de dados.

Essa última forma, comunicação de dados seriais, é amplamente conhecida em redes. Isso significa que os dados são empacotados em unidades e, em seguida, enviados em série ao receptor pelo remetente. Isso normalmente assume a forma de criar pacotes de dados com seus cabeçalhos e outros bits de informação e, em seguida, enviá-los consecutivamente ao destino, normalmente por meio de plataformas que usam o modelo OSI de sete camadas que demonstra a natureza dos diferentes caminhos entre os nós.

A comunicação de dados também depende de vários tipos de protocolos, dependendo do ambiente em que as mensagens são enviadas. Protocolos de Internet como FTP, HTTP e HTTPS foram desenvolvidos para otimizar a comunicação de dados pela Internet.

Outra maneira útil de pensar sobre comunicação de dados é analisando a arquitetura por meio da qual ela ocorre.

Para a Internet, o modelo tradicional tem sido a arquitetura cliente / servidor.

Uma arquitetura cliente / servidor consiste em estações que são 'clientes' ou consumidores e estações que são 'servidores' ou produtores. O cliente faz a solicitação do servidor e o servidor retorna um resultado.

Embora este tenha sido o modelo dominante, agora existem arquiteturas ponto a ponto emergentes que não atribuem funções tradicionais de cliente e servidor a cada nó na rede de comunicação de dados.

Cada vez mais, os novos sistemas contemplarão situações em que os dispositivos têm funções menos definidas ou outros avanços para tornar a atividade de rede mais versátil.

Novos avanços como a Internet das Coisas prometem conectividade e modelos de comunicação de dados diferentes.