Computador pessoal (pc)

Definição - o que significa computador pessoal (PC)?

Um computador pessoal é um computador de uso geral e econômico, projetado para ser usado por um único usuário final. Cada PC depende da tecnologia de microprocessador, o que permite que os fabricantes de PCs configurem toda a unidade de processamento central (CPU) em um único chip.

As empresas usam PCs para realizar tarefas como contabilidade, editoração eletrônica e processamento de texto, bem como para executar bancos de dados e planilhas. Em casa, os PCs são usados ​​principalmente para entretenimento multimídia, jogos de PC, acesso à Internet, etc. Mesmo que os PCs sejam destinados para uso como sistemas de um único usuário, é normal conectá-los para criar uma rede, como um local rede de área (LAN).

Um PC pode ser um microcomputador, um computador desktop, um laptop, um tablet PC ou um PC portátil.

Definirtec explica computador pessoal (PC)

Em meados dos anos 1960 e início dos anos 1970, os computadores ocupavam salas inteiras e só eram acessíveis a grandes universidades e empresas. Esses primeiros computadores eram acessados ​​por vários usuários por meio de terminais conectados. Os recursos foram compartilhados entre todos os usuários. O termo PC tornou-se popular no início dos anos 1980, com base na escolha do PC pela Time Magazine como o Homem do Ano em 1982. No final dos anos 1980, a tecnologia havia avançado o suficiente para que um pequeno computador pudesse ser usado e pertencente a um único indivíduo.

Em 1981, a IBM entrou na arena com o lançamento de seu primeiro computador pessoal, denominado IBM PC. O IBM PC rapidamente se tornou popular no mercado. Apenas algumas empresas sobreviveram à popularidade dos PCs IBM, incluindo a Apple, que continuou sendo um fornecedor líder no mercado de PCs.

Posteriormente, outros fabricantes se adaptaram à tendência de PCs avançada pela IBM, desenvolvendo clones da IBM. Os clones eram PCs com quase as mesmas configurações dos PCs IBM, mas a um preço mais baixo. Gradualmente, a IBM perdeu seu domínio na arena do PC. Atualmente (a partir de 2011), o reino dos PCs está dividido principalmente entre Apple Macintoshes e PCs de outros fabricantes.

Os PCs geralmente consistem nas seguintes partes:

  • caixa do computador
  • Fonte de energia
  • motherboard
  • Memória de acesso aleatório (RAM)
  • Disco (s) rígido (s)
  • Unidades / gravadores de CD / DVD
  • Vários dispositivos externos, como visor, teclado, impressora e dispositivo apontador