Computação sob demanda (ep)

Definição - O que significa On-Demand Computing (ODC)?

A computação sob demanda (ODC) é um modelo de tecnologia e computação de nível corporativo no qual os recursos são fornecidos conforme e quando necessário. O ODC disponibiliza aos usuários recursos de computação, como capacidade de armazenamento, velocidade computacional e aplicativos de software, como e quando necessário para projetos temporários específicos, cargas de trabalho conhecidas ou inesperadas, trabalho de rotina ou requisitos tecnológicos e de computação de longo prazo.

Os serviços da Web e outras tarefas especializadas às vezes são referenciados como tipos de ODC.

ODC é definido de forma sucinta como poder de computação “pagar e usar”. Também é conhecido como computação OD ou computação utilitária.

Definirtec explica On-Demand Computing (ODC)

A principal vantagem do ODC é o baixo custo inicial, pois os recursos computacionais são essencialmente alugados quando são necessários. Isso proporciona economia de custos em relação à compra total.

O conceito de ODC não é novo. John McCarthy, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), fez o comentário profético e perspicaz em 1961 de que algum dia a computação poderá ser organizada para fornecer serviços muito semelhantes aos de serviços públicos. Nas duas décadas seguintes, a IBM e outros provedores de mainframe disponibilizaram capacidade de computação e armazenamento de banco de dados para muitos bancos e outras grandes organizações em todo o mundo. Mais tarde, o modelo de negócios mudou à medida que os computadores de baixo custo se tornaram onipresentes no mundo dos negócios.

No final da década de 1990, os data centers de computador estavam cheios de milhares de servidores e surgiu a computação utilitária. Computação sob demanda, software como serviço e computação em nuvem são todos modelos para reempacotamento computacional, aplicativo de software e serviços de rede.

As tecnologias conceituais e reais que permitem a essas empresas desenvolver serviços ODC incluem virtualização, clusters de computadores, supercomputadores e computação distribuída.