Computação em grade

Definição - O que significa Grid Computing?

A computação em grade é uma arquitetura de processador que combina recursos de computador de vários domínios para atingir um objetivo principal. Na computação em grade, os computadores da rede podem trabalhar juntos em uma tarefa, funcionando assim como um supercomputador.

Normalmente, uma grade funciona em várias tarefas dentro de uma rede, mas também é capaz de trabalhar em aplicativos especializados. Ele é projetado para resolver problemas que são grandes demais para um supercomputador, ao mesmo tempo que mantém a flexibilidade para processar vários problemas menores. Grades de computação fornecem uma infraestrutura multiusuário que acomoda as demandas descontínuas de grandes processamento de informações.

Definirtec explica Grid Computing

Uma grade é conectada por nós paralelos que formam um cluster de computador, que roda em um sistema operacional, Linux ou software livre. O tamanho do cluster pode variar de uma pequena estação de trabalho a várias redes. A tecnologia é aplicada a uma ampla gama de aplicações, como tarefas matemáticas, científicas ou educacionais, por meio de diversos recursos computacionais. É frequentemente usado em análises estruturais, serviços da Web, como ATMs, infraestruturas de back-office e pesquisas científicas ou de marketing.

A ideia de computação em grade foi estabelecida pela primeira vez no início de 1990 por Carl Kesselman, Ian Foster e Steve Tuecke. Eles desenvolveram o padrão Globus Toolkit, que incluía grades para gerenciamento de armazenamento de dados, processamento de dados e gerenciamento de computação intensiva.

A computação em grade é composta de aplicativos usados ​​para problemas de computador computacional que são conectados em um ambiente de rede paralelo. Ele conecta cada PC e combina informações para formar um aplicativo que faz uso intensivo de computação.

As grades possuem uma variedade de recursos baseados em diversas estruturas de software e hardware, linguagens de computador e frameworks, seja em uma rede ou usando padrões abertos com diretrizes específicas para atingir um objetivo comum.

As operações de rede são geralmente classificadas em duas categorias:

  • Data Grid: Um sistema que lida com grandes conjuntos de dados distribuídos usados ​​para gerenciamento de dados e compartilhamento controlado de usuários. Ele cria ambientes virtuais que suportam pesquisas dispersas e organizadas. O Southern California Earthquake Center é um exemplo de grade de dados; ele usa um sistema de software intermediário que cria uma biblioteca digital, um sistema de arquivos disperso e arquivo contínuo.
  • Grades de eliminação de CPU: Um sistema de eliminação de ciclos que move projetos de um PC para outro conforme necessário. Uma grade de eliminação de CPU familiar é a busca por computação de inteligência extraterrestre, que inclui mais de três milhões de computadores.

A computação em grade é padronizada pelo Global Grid Forum e aplicada pela Globus Alliance usando o Globus Toolkit, o padrão de fato para middleware de grade que inclui vários componentes de aplicativo.

A arquitetura de grade aplica o protocolo definido pelo Global Grid Forum que inclui o seguinte:

  • Infraestrutura de segurança de rede
  • Serviço de monitoramento e descoberta
  • Alocação de recursos de grade e protocolo de gerenciamento
  • Acesso global ao armazenamento secundário e GridFTP