Companding

Definição - O que significa Companding?

Companding se refere a uma técnica para comprimir e então expandir (ou descomprimir) um sinal analógico ou digital. É uma combinação das palavras "compactação" e "expansão".

Este processo sequencial duplo é não linear em geral, mas linear em curtos períodos de tempo. Os dados são compactados antes de serem transmitidos. Em seguida, ele é expandido na extremidade receptora usando a mesma escala não linear para restaurá-lo à sua forma original, mas com níveis reduzidos de ruído e diafonia (significando interrupção ou interferência reduzida de sinais em um circuito adjacente). Essa interrupção ou interferência é comumente causada por corrente alternada (CA), corrente contínua (CC) ou outras linhas de transmissão.

O circuito eletrônico responsável pelo companding é chamado de compandor.

Este termo também é conhecido como compansão.

Definirtec explica Companding

O companding é utilizado como complemento do processo de modulação e demodulação. Nesse processo, um sinal de voz é comprimido, depois alterado de analógico para digital, transmitido e convertido de volta de digital para analógico antes de ser expandido novamente. Esses processos são descritos na recomendação G.711 do setor de padronização da ITU para telecomunicações (ITU-T).

Para sinais analógicos de áudio, a amplitude dos sinais fracos é aumentada e a amplitude dos sinais fortes é diminuída, alterando (comprimindo e expandindo) a faixa dinâmica dos sinais. A técnica é usada em rádios de modulação AM, FM e banda lateral única e é útil para melhorar a qualidade da voz amplificada e dos sons de instrumentos musicais. A redução de ruído Dolby e dbx também emprega companding. Os sistemas de áudio Concert e as tecnologias de redução de ruído, como dbx e Dolby, usam um tripleto de amplificadores para realizar esse processo, o que significa um amplificador logarítmico, um amplificador linear de ganho variável e um amplificador exponencial.

Para sinais de áudio digital, o companding é usado na modulação por código de pulso (PCM). O processo envolve a diminuição do número de bits usados ​​para registrar os sinais mais fortes (mais altos). No formato de arquivo digital, o companding melhora a relação sinal-ruído em taxas de bits reduzidas. Por exemplo, um sinal PCM de 16 bits pode ser convertido em um arquivo ".wav" ou ".au" de oito bits.

Outra aplicação de compressão / expansão envolve microfones sem fio profissionais, que possuem uma faixa dinâmica maior do que é possível através da transmissão de rádio. Ao diminuir a amplitude dos sinais, os sinais podem ser transmitidos e então expandidos no receptor, onde os sinais originais são reproduzidos pelo equipamento eletrônico receptor.