Codificação manual

Definição - o que significa codificação manual?

A codificação manual envolve escrever código funcional ou instruções de layout nas linguagens básicas em que são compilados. A alternativa é usar vários tipos de ferramentas para implementar convenções de codificação sem ter que codificá-las manualmente nas línguas originais.

Definirtec explica a codificação manual

Para entender a ideia de codificação manual, é necessário entender como a programação de computadores evoluiu nos últimos 30 anos. Nos primeiros anos de programação, linguagens como Basic e Fortran sempre foram codificadas manualmente. Os usuários não tinham programas elaborados que lhes permitissem codificar de maneira automatizada.

Eventualmente, com a computação baseada no Windows e outros avanços, as empresas de tecnologia desenvolveram produtos que podiam automatizar alguns tipos de codificação manual para fins de programação ou layout. Um dos principais exemplos é o amplo espectro de ferramentas que permitem aos usuários evitar a codificação manual de HTML, a linguagem subjacente a muitos códigos-fonte da web. Os comandos HTML reais são sintaticamente complexos e desafiadores para muitas pessoas. As empresas criaram ferramentas que permitiriam aos usuários criar um layout visual das páginas da Web em vez de codificar manualmente o HTML, ou em outras palavras, escrever todo o layout ou ações do HTML.

Outros tipos de ferramentas que ajudam as pessoas a evitar a codificação manual às vezes são chamados de editores do que você vê é o que você obtém (WYSIWYG). A ideia aqui é que a tela imite o resultado final, ocultando a codificação manual real da pessoa que está fazendo o layout. No mundo da codificação, algumas ferramentas permitem a codificação automatizada, mas a codificação manual ainda é uma parte importante do que os programadores fazem regularmente. Muitos profissionais não gostariam de abstrair muito o processo de codificação, porque ele poderia atrapalhar a compreensão e a leitura do código conforme ele é escrito. Por exemplo, o MS Visual Basic inclui formas visuais para janelas, caixas de texto e muito mais, mas o código fundamental ainda é visível em janelas clicáveis ​​e opções de menu, de modo que os programadores ainda precisam codificar manualmente a funcionalidade desses dispositivos.