Cluster de computadores

Definição - o que significa cluster de computador?

Um cluster de computador é uma unidade lógica única que consiste em vários computadores conectados por meio de uma LAN. Os computadores em rede atuam essencialmente como uma máquina única e muito mais poderosa. Um cluster de computador fornece velocidade de processamento muito mais rápida, maior capacidade de armazenamento, melhor integridade de dados, confiabilidade superior e maior disponibilidade de recursos.

Os clusters de computadores são, no entanto, muito mais caros de implementar e manter. Isso resulta em uma sobrecarga de execução muito maior em comparação com um único computador.

Definirtec explica cluster de computador

Muitas organizações usam clusters de computador para maximizar o tempo de processamento, aumentar o armazenamento do banco de dados e implementar técnicas mais rápidas de armazenamento e recuperação de dados.

Existem muitos tipos de clusters de computador, incluindo:

  • Clusters de balanceamento de carga
  • Clusters de alta disponibilidade (HA)
  • Clusters de alto desempenho (HP)

As principais vantagens de usar clusters de computador são claras quando uma organização requer processamento em grande escala. Quando usados ​​dessa forma, os clusters de computador oferecem:

  • Eficiência de custos: A técnica de cluster é econômica para a quantidade de energia e velocidade de processamento que está sendo produzida. É mais eficiente e muito mais barato em comparação com outras soluções, como a configuração de computadores mainframe.
  • Velocidade de processamento: vários computadores de alta velocidade trabalham juntos para fornecer processamento unificado e, portanto, processamento mais rápido em geral.
  • Infraestrutura de rede aprimorada: Diferentes topologias de LAN são implementadas para formar um cluster de computador. Essas redes criam uma infraestrutura altamente eficiente e eficaz que evita gargalos.
  • Flexibilidade: Ao contrário dos computadores mainframe, os clusters de computadores podem ser atualizados para aprimorar as especificações existentes ou adicionar componentes extras ao sistema.
  • Alta disponibilidade de recursos: Se algum único componente falhar em um cluster de computador, as outras máquinas continuarão a fornecer processamento ininterrupto. Essa redundância está ausente em sistemas de mainframe.