Charles Babbage

Definição - o que Charles Babbage quer dizer?

Charles Babbage foi um matemático e inventor inglês que é amplamente creditado por ter criado o conceito de um computador programado. Babbage nasceu em 1791, uma época em que computador significava, na verdade, uma pessoa que calcula manualmente.

Educado como matemático, Babbage percebeu - como muitos outros desde então - que operações maiores podiam ser divididas em estágios menores e mais simples. No entanto, fosse um cálculo pequeno ou grande, o erro humano sempre seria um risco.

Babbage imaginou uma máquina com um dispositivo de entrada, armazenamento, um processador, uma unidade de controle e um dispositivo de saída, essencialmente um computador moderno básico. Esta máquina seria capaz de realizar os cálculos básicos, eliminando assim o erro humano. Embora nunca tenha sido concluído, o mecanismo analítico de Babbage seria executado em cartões perfurados contendo programas que poderiam ser executados em um loop, permitindo-lhe realizar quaisquer cálculos que o programador pudesse projetar para ele.

Babbage também trabalhou no campo da criptografia, quebrando a cifra autokey de Vigenere.

Definirtec explica Charles Babbage

A Máquina Analítica conceitual de Babbage foi um salto incrível no pensamento na época, mas que foi dado repetidas vezes desde então. A ideia de fazer da computação um processo mecânico também ocorreu a Alan Turing. Uma grande diferença entre Babbage e Turing é que Turing nasceu em uma época em que seus conceitos podiam ser realizados, graças, entre outras coisas, à eletricidade.

A máquina analítica de Babbage e as versões anteriores e posteriores de seus motores de diferença eram inteiramente mecânicas, usando cilindros e outras peças que teriam resultado em uma máquina com mais de 8 metros de altura e 15 toneladas. Apesar de nunca ter construído o primeiro computador funcional, a máquina conceitual de Babbage permitiu que sua amiga Ada Lovelace ganhasse aclamação póstuma como o primeiro programador de computador do mundo por criar algoritmos que deveriam rodar na máquina de Babbage.