Camada de aplicação

Definição - o que significa camada de aplicativo?

A camada de aplicativo do modelo OSI de sete camadas é a camada superior que aborda os protocolos para a interação do aplicativo com a rede.

Com foco nos serviços do usuário final, a camada de aplicativo ajuda a facilitar as conexões processo a processo pelo protocolo da Internet.

Definirtec explica camada de aplicativo

Para entender as camadas individuais do modelo OSI, é importante saber que isso é muito mais uma estrutura do que um conjunto concreto de designações.

Alguns especialistas descrevem essas camadas de abstração como sendo uma cebola - onde cada camada protege as camadas abaixo dela, e o detalhamento no modelo de sete camadas significa descascar cada camada subsequente para olhar dentro.

Primeiro, as sete camadas do modelo OSI são identificadas dessa forma - dentro da camada de aplicativo está a camada de apresentação. Depois, há a camada de sessão, a camada de transporte, a camada de rede, a camada de enlace de dados e, na parte inferior, a camada física que lida com as conexões físicas de hardware dentro da rede.

Abstração é o princípio em que os processos são construídos sobre premissas mais simples ou básicas que representam o interior da cebola ou, em outro sentido metafórico, o bloco inferior de uma torre tecnológica.

Camada de aplicação

Especificamente quanto à camada de aplicação, é esta camada que lida com protocolos como FTP e Telnet que se relacionam com o tratamento do tráfego IP. Navegadores da Web, protocolos SNMP e protocolos HTTP, ou o sucessor de HTTP HTTPS, são outros exemplos de sistemas de camada de aplicativo.

Camada de apresentação

Outra forma de entender como a camada de aplicativo funciona é olhar para a camada de apresentação, que geralmente é caracterizada por envolver criptografia e outra formatação que dará suporte à própria camada de aplicativo. Os especialistas descrevem a camada de apresentação como a “camada de sintaxe” e explicam que ela transforma os dados em uma forma que a camada do aplicativo possa aceitar.

Um exemplo mais simplificado de caracterizar as sete camadas de rede, incluindo a camada de aplicativo, é simplesmente usar a terminologia. Em outras palavras, a camada de sessão lida com sessões entre componentes de rede - onde a camada de apresentação, conforme mencionado, lida com criptografia e formatação, e a camada de aplicativo lida com atividades de aplicativo. Além disso, a camada de enlace de dados, por exemplo, está principalmente relacionada ao tratamento da atividade de rede interna entre os nós.

Compreender o modelo de sete camadas OSI ajuda melhor os administradores de rede a refinar as construções de rede e implementar funcionalidades e protocolos específicos que irão acomodar o desempenho da rede. A camada de aplicativo é útil para entender como os dados fluem através de uma rede no nível do aplicativo.

O uso de interfaces de programação de aplicativo também está relacionado ao uso da camada de aplicativo. Algumas das maneiras como os aplicativos “conversam” entre si usando APIs como uma espécie de tecido conjuntivo serão trabalhadas no nível da camada de aplicativo.

A camada OSI 7, a camada de aplicativo, também pode ter muitos aplicativos para a Internet das Coisas (IoT) conforme os dispositivos conectados à IoT proliferam. Alguns especialistas previram que, em alguns anos, teremos 500 bilhões de dispositivos conectados se comunicando.

Algumas das funcionalidades da camada de aplicação do modelo OSI também podem se aplicar à “Web 3.0”, a web semântica teorizada de amanhã, na qual diferentes e novos tipos de conectividade ocorrerão online.