Breakpoint

Definição - O que significa Breakpoint?

Um ponto de interrupção, no contexto do C #, é uma parada intencional marcada no código de um aplicativo em que a execução é interrompida para depuração. Isso permite que o programador inspecione o estado interno do aplicativo nesse ponto.

Um ponto de interrupção ajuda a acelerar o processo de depuração em um programa grande, permitindo que a execução continue até um ponto desejado antes do início da depuração. Isso é mais eficiente do que percorrer o código linha por linha.

As condições associadas a um ponto de interrupção representam uma expressão que determina se o ponto de interrupção deve ser atingido ou ignorado. Quando os filtros que especificam o processo ou thread são anexados ao ponto de interrupção, é mais fácil depurar aplicativos paralelos espalhados por vários processadores.

Definirtec explica Breakpoint

Sempre que um ponto de interrupção é atingido, o aplicativo e o depurador estão em modo de "interrupção", durante o qual as seguintes ações podem ser executadas:

  • Inspecione os valores das variáveis ​​locais definidas no bloco de código atual em uma janela local separada.
  • Encerrar a execução de um ou vários aplicativos.
  • Percorra o código linha por linha. Se não houver código-fonte subjacente às instruções de execução, isso levará à depuração na janela de desmontagem.
  • Faça ajustes no resultado do programa visualizando e modificando os valores das variáveis.
  • Mova o ponto de execução para retomar a execução do aplicativo a partir desse ponto.
  • Altere o código usando o recurso “Editar e continuar” e retome a execução com as alterações aplicadas sem ter que parar e reiniciar a sessão de depuração.

Os principais recursos dos pontos de interrupção incluem:

  • Um ponto de interrupção pode ser definido e usado durante a construção de um aplicativo usando informações de depuração.
  • Um ponto de interrupção pode ser definido na linha do código-fonte ou em uma função, com a capacidade de ativar / desativar, editar e excluí-lo.
  • Um ponto de interrupção também pode ser definido em um endereço de memória na janela de desmontagem e em uma função usando a janela de pilha de chamadas.
  • Vários pontos de interrupção podem ser definidos em uma linha contendo várias instruções executáveis.
  • Um ponto de interrupção pode ser definido para todas as funções com o mesmo nome (métodos sobrecarregados e funções que ocorrem em vários projetos) em uma única etapa.
  • Os pontos de interrupção são exibidos no código-fonte e na janela de desmontagem usando símbolos vermelhos chamados glifos na margem esquerda. A dica do ponto de interrupção exibida enquanto o mouse é posicionado sobre um glifo indica informações como sua condição associada, contagem de ocorrências (usado para rastrear o número de vezes que um ponto de interrupção é atingido), filtro, condição de erro etc.

O .NET framework fornece uma opção para inserir um ponto de interrupção programaticamente, chamando o método System.Diagnostics.Debugger.Break, que faz com que o aplicativo seja interrompido quando executado no depurador. No entanto, é sugerido que isso seja usado apenas no modo "Debug" (usando a diretiva do compilador, #if DEBUG).

Um ponto de interrupção não deve ser definido nos componentes do sistema que fazem parte de um programa com código de modo misto, nativo e gerenciado, porque ele pode interromper o common language runtime e fazer com que o depurador pare de responder. Além disso, os pontos de interrupção nas linhas do código-fonte após o número da linha 64,000 não serão atingidos.

Esta definição foi escrita no contexto de C #