Bolha de memória

Definição - O que significa Bubble Memory?

A memória de bolhas é um tipo de memória não volátil que utiliza uma fina camada de material magnético que mantém pequenas áreas magnetizadas conhecidas como bolhas ou domínios, que são capazes de armazenar um bit de dados cada. O material magnético é organizado em trilhas paralelas, onde as bolhas podem se mover através da ação de um campo magnético externo. A memória bolha era uma tecnologia promissora na década de 1980, oferecendo densidade semelhante às unidades de disco rígido e desempenho semelhante à memória central, mas grandes avanços nos chips de memória de disco rígido e semicondutor empurraram a memória bolha para as sombras.

A memória de bolhas também é conhecida como memória de bolhas magnéticas.

Definirtec explica Bubble Memory

A memória de bolha foi inventada no Bell Labs na década de 1970 por Andrew Bobeck, que também trabalhou com memória de núcleo magnético e memória de twistor. Ambos os projetos realmente levaram Bobeck a criar uma bolha de memória. Usando a ortoferrita e os materiais magnéticos usados ​​para a memória do twistor e armazenando dados em manchas e depois aplicando um campo magnético a todo o material, essas manchas poderiam ser reduzidas a pequenos círculos que Bobeck chamou de bolhas. Essas bolhas são então movidas de uma borda para a próxima por meio de "trilhas" e então lidas na outra borda por um captador magnético convencional. Essas bolhas também eram muito pequenas em comparação com os domínios da mídia contemporânea, como a fita magnética, sugerindo, assim, a possibilidade de densidades maiores.

Por causa de suas propriedades - tem unidades de armazenamento com densidades semelhantes às de discos rígidos, mas com o desempenho da memória central - foi programado para ser a próxima geração de memória geral que poderia preencher as funções de armazenamento primário e secundário. No entanto, a tecnologia não evoluiu rapidamente e o processo de fabricação ainda era caro e complicado. Foi ultrapassado por discos rígidos e memória de semicondutores. A memória bolha não estava mais sendo fabricada e vendida 10 anos após seu desenvolvimento, tendo sido substituída pelo HDD e DRAM na década de 1980.