Banda larga espaço branco

Definição - o que significa banda larga de espaço em branco?

A banda larga de espaço em branco é uma tecnologia de telecomunicações que faz uso de frequências de transmissão não utilizadas chamadas de espaços em branco. Os organismos de padronização atribuem diferentes bandas de frequência para usos específicos. Por razões técnicas, eles também atribuem um gap de frequência, chamado banda de guarda, entre cada banda para evitar interferência e diafonia. São essas bandas de frequência que são usadas como meio para esse tipo de banda larga sem fio.

Definirtec explica o White Space Broadband

A banda larga de espaço em branco faz uso da banda de TV, que está centrada em 600 MHz. Possui excelentes características de propagação; os sinais viajam por longas distâncias e podem facilmente atravessar paredes. Isso significa degradação de sinal limitada, bem como velocidade e conexão constantes. Dito isso, há alguma preocupação com a interferência dos dispositivos de espaço em branco na transmissão de TV e nos microfones sem fio.

Existem dois métodos usados ​​para detecção de espectro livre na banda de TV:

  1. Sensor Espectral: Uma técnica de rádio cognitiva que monitora as transmissões em canais específicos e informa se eles estão ocupados. Um dispositivo de detecção espectral monitora enquanto usa o próprio espectro. Isso resulta em um dispositivo autônomo e autônomo que é mais simples e menos caro de construir e pode ser usado em qualquer lugar. O dispositivo deve ser capaz de detectar sinais centenas de vezes mais fracos do que uma estação de TV, o que o torna mais caro no curto prazo, em termos de hardware.
  2. Consulta de banco de dados: um dispositivo determina sua localização por GPS ou outro meio e consulta um banco de dados atualizado dinamicamente com informações sobre quais canais estão livres na região. O dispositivo então sabe qual canal usar. Embora seja mais caro e complexo de implementar, a FCC estabeleceu esse método para todos os dispositivos de espaço em branco, pois há um desacordo considerável sobre se os dispositivos de detecção espectral podem funcionar de maneira confiável. Mas esse método tem limitações inerentes que reduzem o escopo do serviço, pelo menos no curto prazo.