Backup

Definição - o que significa backup?

Backup refere-se ao processo de fazer cópias de dados ou arquivos de dados para usar no caso de os dados originais ou arquivos de dados serem perdidos ou destruídos. Secundariamente, um backup pode se referir a fazer cópias para fins históricos, como para estudos longitudinais, estatísticas ou para registros históricos ou para atender aos requisitos de uma política de retenção de dados. Muitos aplicativos, especialmente em um ambiente Windows, produzem arquivos de backup usando a extensão de arquivo .BAK.

Definirtec explica Backup

Nem todos os sistemas de backup ou aplicativos de backup são capazes de restaurar completamente um sistema de computador ou outras configurações de sistema complexas, como um servidor de banco de dados, cluster de computador ou servidores de diretório ativo. Gerenciar o processo de backup envolve organização e é um processo complicado. Um backup não estruturado pode consistir simplesmente em uma pilha de disquetes, CDs ou DVDs. No entanto, é óbvio que a segurança e a facilidade de recuperação de dados estão gravemente comprometidas.

Backups completos e incrementais: Começam com o backup de todos os dados. Em seguida, apenas dados novos ou modificados ou arquivos de dados são armazenados em backup, um segmento muito menor de todos os dados. Restaurar todo o sistema para o estado de dados em um ponto específico no tempo exigiria o último backup completo do sistema mais todos os backups incrementais feitos até aquele ponto no tempo.

Backup diferencial: Copia todos os dados e arquivos de dados que foram alterados desde o último backup completo. No entanto, não há nenhum atributo ou registro de arquivo, ou seja, não há registro de quando o backup ocorreu ou como os dados foram alterados.

Backup completo do sistema: Isso permite que o sistema do computador seja restaurado como estava em um determinado momento, incluindo o sistema operacional, todos os aplicativos e todos os dados. Ele faz uma imagem completa do computador, então o usuário pode reconstruir quaisquer alterações de dados após esse ponto no tempo, possivelmente com um backup incremental.