Automação de lançamento de aplicativo (ara)

Definição - O que significa Application Release Automation (ARA)?

A automação de lançamento de aplicativos (ARA) é comumente definida como o processo de modelagem e implantação de produtos de software e sua configuração para Java ou outros tipos de plataformas. A automação de liberação de aplicativos oferece suporte a "liberação e implantação contínuas" e geralmente está relacionada ao desenvolvimento ágil de software. Ele permite o desenvolvimento e a liberação mais simplificados de aplicativos, artefatos e outros objetos de software.

Definirtec explica Application Release Automation (ARA)

A automação do lançamento de aplicativos envolve examinar como melhorar os processos-chave para mover o software ao longo de seu ciclo de vida. Diferentes tipos de ARA podem incluir soluções e abordagens baseadas em processo, baseadas em pacote, declarativas ou imperativas. Como o ARA é relativamente novo, os especialistas costumam falar sobre como ele apresenta desafios para a comunidade de desenvolvedores e outras equipes que estão tentando implementá-lo.

Diferentes tipos de abordagens para ARA têm diferentes benefícios. Por exemplo, uma abordagem baseada em pacote geralmente consegue automatizar a camada do servidor de um processo de desenvolvimento. Essa abordagem pode lidar coletivamente com grande parte do trabalho que ocorre nas redes para fornecer determinados benchmarks em desenvolvimento. Essa abordagem também pode oferecer reversão relativamente fácil, se necessário. Por outro lado, uma abordagem baseada em declarações pode significar mais atenção à camada de aplicação do processo. Enquanto isso, em uma abordagem ARA baseada em imperativos, os desenvolvedores podem se concentrar em uma linguagem de programação específica e comandos para fazer certas coisas em uma sequência específica de desenvolvimento.

A automação do lançamento de aplicativos também está relacionada à questão do DevOps, outra ideia relativamente nova em TI. DevOps é uma combinação de desenvolvimento e operações, uma abordagem na qual os desenvolvedores colaboram na criação de estruturas de liberação automatizadas para software.