Ataque de máscara

Definição - O que significa Masquerade Attack?

Um ataque de máscara é um ataque que usa uma identidade falsa, como uma identidade de rede, para obter acesso não autorizado às informações do computador pessoal por meio de identificação de acesso legítima. Se um processo de autorização não estiver totalmente protegido, ele pode se tornar extremamente vulnerável a um ataque de máscara.

Os ataques de máscara podem ser perpetrados usando senhas e logons roubados, localizando lacunas em programas ou encontrando uma maneira de contornar o processo de autenticação. O ataque pode ser disparado por alguém dentro da organização ou por um estranho, se a organização estiver conectada a uma rede pública. A quantidade de acesso mascarado que os atacantes obtêm depende do nível de autorização que eles conseguiram obter. Dessa forma, os invasores disfarçados podem ter uma miscelânea completa de oportunidades de crimes cibernéticos se tiverem obtido a autoridade de acesso mais alta a uma organização comercial. Ataques pessoais, embora menos comuns, também podem ser prejudiciais.

Definirtec explica Masquerade Attack

Ataques de máscara podem acontecer de várias maneiras. No caso de um ataque interno, um invasor mascarado obtém acesso à conta de um usuário legítimo roubando o ID e a senha da conta da vítima ou usando um keylogger. Outro método comum é explorar a preguiça e a confiança de um usuário legítimo. Por exemplo, se um usuário legítimo deixar o terminal ou a sessão aberta e conectado, um colega de trabalho pode agir como um invasor disfarçado.

A autenticação vulnerável é um dos outros fatores que podem desencadear um ataque de máscara, pois ajuda o invasor a obter acesso com muito mais facilidade. Assim que os invasores obtêm acesso, eles podem acessar todos os dados críticos da organização e podem excluí-los ou modificá-los, roubar dados confidenciais ou alterar informações de roteamento e configuração de rede.

Por exemplo, embora um endereço IP exclusivo seja atribuído a cada computador individual, um hacker pode convencer outro sistema de que é o usuário autorizado por meio de spoofing, essencialmente convencendo o computador de destino de que o computador do hacker tem o mesmo IP.

Uma estratégia padrão para resistir a esse tipo de ataque é criar algoritmos inovadores que possam detectar com eficiência as ações suspeitas, que podem resultar na detecção de impostores.