Arranjo de antenas

Definição - o que significa Antenna Array?

Um conjunto de antenas é um grupo de antenas conectadas e dispostas em uma estrutura regular para formar uma única antena capaz de produzir padrões de radiação não produzidos por antenas individuais.

Matrizes de antenas são grupos de radiadores isotrópicos de frequência e energia eletromagnética. Eles fornecem uma solução para os problemas causados ​​por antenas únicas. Por exemplo, a antena dipolo permite melhor controle de direção do que uma antena isotrópica, mas à medida que o comprimento do dipolo aumenta, a direção de controle pode diminuir. Mais controle e flexibilidade podem ser facilmente recuperados para a direção do feixe com um arranjo de radiadores múltiplos.

Definirtec explica Array de Antena

Existem dois tipos básicos de arranjos de antenas:

  • Matriz parasitária: usada para controlar o radar e vários outros feixes estreitos, como o sistema de comunicação por microondas.
  • Matriz acionada: os elementos de radiação são conectados a uma fonte de energia e têm menos perda quando comparada a matrizes parasitas, mas ainda mantêm as características de feixe estreito. Os arrays acionados são usados ​​como antenas de radar de busca, onde feixes estreitos são menos críticos quando comparados a baixas perdas.

Quando as matrizes são organizadas em linhas retas, isso é chamado de matriz linear, enquanto as antenas dispostas em linhas paralelas em um plano têm matrizes planas em duas dimensões. Numerosos planos em um grupo de antenas resultam em uma matriz tridimensional. A mesma orientação resulta no reforço da intensidade do campo elétrico e garante a polarização na mesma direção.