Arquitetura ponto a ponto (arquitetura p2p)

Definição - O que significa Arquitetura Peer-to-Peer (Arquitetura P2P)?

A arquitetura ponto a ponto (arquitetura P2P) é uma arquitetura de rede de computadores comumente usada na qual cada estação de trabalho, ou nó, tem os mesmos recursos e responsabilidades. Muitas vezes, é comparada e contrastada com a arquitetura cliente / servidor clássica, na qual alguns computadores são dedicados a servir a outros.

P2P também pode ser usado para se referir a um único programa de software projetado para que cada instância do programa possa atuar como cliente e servidor, com as mesmas responsabilidades e status.

As redes P2P têm muitos aplicativos, mas o mais comum é para distribuição de conteúdo. Isso inclui publicação e distribuição de software, redes de entrega de conteúdo, mídia de streaming e peercasting para streams de multicast, o que facilita a entrega de conteúdo sob demanda. Outras aplicações envolvem ciências, redes, pesquisa e redes de comunicação. Até mesmo o Departamento de Defesa dos EUA começou a pesquisar aplicativos para redes P2P para estratégias modernas de guerra de rede.

A arquitetura P2P costuma ser chamada de rede ponto a ponto.

Definirtec explica a arquitetura ponto a ponto (arquitetura P2P)

Os aplicativos P2P são uma das questões centrais na controvérsia sobre a neutralidade da rede - um princípio que não defende restrições ao conteúdo, formato, tecnologias, equipamentos ou modos de comunicação da Internet. Os defensores do P2P argumentam que os governos e grandes provedores de serviços de Internet estão tentando controlar o uso e o conteúdo da Internet direcionando a estrutura de rede para uma arquitetura cliente / servidor. Isso cria barreiras financeiras para indivíduos e pequenos editores que procuram ganhar acesso à Internet e configura ineficiências para o compartilhamento de arquivos grandes.

Existem três modelos de arquitetura de rede de computadores P2P não estruturada:

  • P2P puro
  • P2P Híbrido
  • P2P centralizado

Na arquitetura de rede de computadores P2P estruturada, as estações de trabalho (peers) e, às vezes, os recursos também são organizados de acordo com critérios e algoritmos específicos. Isso leva a sobreposições com topologias e propriedades específicas.

Avaliar algumas das vantagens e fraquezas da rede P2P envolve comparações com a arquitetura cliente / servidor. As redes P2P têm clientes com recursos como largura de banda, espaço de armazenamento e capacidade de processamento. À medida que mais demanda é colocada no sistema por meio de cada nó, a capacidade de todo o sistema aumenta. (Isso é responsável pelo enorme aumento da segurança do sistema e dos mecanismos de verificação de arquivos, tornando a maioria das redes P2P resistentes a quase qualquer tipo de ataque.) Em comparação, uma rede cliente / servidor típica compartilha demandas, mas não recursos. À medida que clientes adicionais ingressam no sistema, menos recursos ficam disponíveis para cada um.