Arquitetura de informação empresarial (eia)

Definição - O que significa Enterprise Information Architecture (EIA)?

A arquitetura de informações corporativas (EIA) é considerada um componente da arquitetura corporativa. A arquitetura de informações corporativas tem como objetivo fornecer uma estrutura comum para o compartilhamento econômico de dados entre as diferentes unidades organizacionais, cuidando da segurança e privacidade das informações específicas. Freqüentemente, é recomendado usar a arquitetura de informações corporativas em situações como avaliação de redundância organizacional, avaliação de redundância de processo, para design e desenvolvimento da linguagem comum de negócios ou avaliação de redundância de tecnologia.

Definirtec explica Enterprise Information Architecture (EIA)

A arquitetura de informações corporativas compreende três subcomponentes / subarquiteturas, a saber:

  • Arquitetura empresarial
  • Arquitetura técnica
  • Arquitetura organizacional

A arquitetura de negócios fornece uma visão integrada dos dados de uma perspectiva orientada para os negócios. A arquitetura técnica fornece a visão do ambiente técnico atual e o plano de migração para trazer o ambiente técnico desejado. A arquitetura da organização trata da estrutura organizacional de alto nível, bem como dos processos realizados por cada unidade individual nas unidades organizacionais da empresa.

Existem muitos benefícios associados à arquitetura de informações corporativas. Em primeiro lugar, facilita o entendimento comum necessário entre as linhas de negócios com a ajuda de modelos que são criados a partir de uma perspectiva corporativa. Com o auxílio do modelo de dados corporativo, permite a avaliação da estrutura de dados existente e o planejamento para a sua reengenharia de forma a manter o conjunto integrado de estruturas. Outro grande benefício associado à arquitetura de informações corporativas é a fácil integração de novos dados corporativos ao ambiente de sistema existente com dados mapeados para modelos de dados específicos da empresa, em vez de bancos de dados. Ele também permite validar os aplicativos empacotados necessários dentro da empresa. Uma orientação rápida pode ser fornecida para novos recursos, pois eles podem acessar rapidamente as partes escolhidas dos modelos necessários da arquitetura de informações corporativas.