Arquitetura de entrega de contexto (coda)

Definição - O que significa Context Delivery Architecture (CoDA)?

Arquitetura de entrega de contexto (CoDA) é um termo de base ampla (comumente atribuído ao Gartner) que se refere à necessidade de aplicativos e partes modulares de sistemas serem sensíveis ao contexto ou, em outras palavras, saber o máximo possível sobre o contexto de um usuário .

Definirtec explica Context Delivery Architecture (CoDA)

Em certo sentido, a arquitetura de entrega de contexto é um componente da computação ciente de contexto (CAC). No CAC, o objetivo é fornecer mais detalhes contextuais para uma interação específica do usuário. Isso pode ser considerado um objetivo semelhante a alguns outros que se aplicam ao gerenciamento de armazenamento de dados - quebrar silos, eliminar barreiras para informações e disseminar informações que são armazenadas da maneira mais ampla e vibrante possível. Outra maneira de pensar nisso são as técnicas específicas que as empresas usam, como indexação cruzada, em que as informações arquivadas são, novamente, trazidas a um determinado ponto do usuário.

Um exemplo é o uso de identificadores de cliente em várias partes da arquitetura de software. Um nome de cliente ou outro identificador pode ser incorporado em um banco de dados de transações, mas não em sistemas de software que os vendedores ou outra equipe usam em vários outros contextos. Aqui, o CAC ajuda a promover um melhor acesso "universal" a essas informações e a outros tipos de informações. Os aplicativos se tornariam mais inteligentes sobre o histórico e o histórico do relacionamento entre um cliente e uma empresa, por exemplo, adicionando todos os tipos de outras informações arquivadas, como históricos de compras, ou mesmo idade e localização ou outras informações demográficas.

Os especialistas em TI afirmam que o termo "arquitetura de entrega de contexto" é bastante obscuro e proprietário e que, na realidade, esse tipo de CAC provavelmente ocorrerá por meio de tipos específicos de serviços de fornecedores. Um exemplo é o gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). As ferramentas de gerenciamento de relacionamento com o cliente são construídas com base na premissa do CAC, na medida em que buscam agregar informações armazenadas sobre o histórico e o histórico de um cliente, transações, identificadores, dados demográficos e muito mais, a fim de ajudar os vendedores que as usam em um determinado ponto de contato. Espera-se que esse tipo geral de princípio surja como uma das tendências de tecnologia mais recentes nos próximos anos.