Scanning é o processo de captura de imagens de uma fonte física e a sua conversão em ficheiros digitais. Um scanner é um dispositivo utilizado para capturar imagens de fontes físicas, tais como fotografias e documentos. Funciona utilizando uma fonte de luz, como um laser ou um LED, para digitalizar uma imagem, linha a linha ou em secções, e depois converte-a num ficheiro digital.
A digitalização oferece uma série de vantagens em relação aos métodos tradicionais de captação de imagens. É muito mais rápido e eficiente, criando um ficheiro digital numa fracção do tempo que levaria a copiar manualmente uma imagem. Também cria resultados mais precisos e permite a manipulação, incluindo recorte e correcção de cor, que de outra forma seria difícil de conseguir.
Para configurar um scanner e utilizá-lo com Photoshop, é necessário o próprio scanner, um cabo de ligação, e o software apropriado. A maioria dos scanners vêm com o seu próprio software, mas poderá ser necessário descarregar software ou controladores adicionais para garantir a sua compatibilidade com o seu computador e Photoshop.
Antes de ligar um scanner ao Photoshop, deve assegurar-se de que tanto o scanner como o Photoshop estão instalados correctamente. Uma vez feito isto, terá de ligar o scanner ao seu computador usando o cabo apropriado. Poderá também precisar de instalar controladores ou software adicional, dependendo do tipo de scanner.
Uma vez conectado o scanner ao seu computador e Photoshop, terá de ajustar as definições para assegurar que a imagem digitalizada é da mais alta qualidade. Isto inclui alterar a resolução, profundidade de cor, e modo de digitalização.
Uma vez ligado o scanner e as definições ajustadas, poderá começar a digitalizar as suas imagens. Para o fazer, terá de colocar a imagem na cama do scanner, seleccionar a área desejada a ser digitalizada, e depois premir o botão de digitalização.
Uma vez digitalizada a imagem, terá de a guardar num formato de ficheiro compatível com o Photoshop. Este é normalmente um ficheiro JPEG ou um ficheiro TIFF. Assim que a imagem for guardada, poderá então editá-la usando as ferramentas e filtros do Photoshop.
Há uma série de problemas comuns que podem ocorrer quando se usa um scanner com Photoshop. Isto inclui erros no processo de digitalização, definições incorrectas, e problemas de compatibilidade. Se tiver algum destes problemas, terá de solucioná-los para garantir que as suas imagens são digitalizadas correctamente.
Digitalizar imagens e integrá-las no Photoshop é um processo relativamente simples, uma vez que disponha do hardware e software adequados. Ao seguir os passos delineados neste artigo, deverá ser capaz de se ligar e utilizar com sucesso um scanner com Photoshop.
Existem algumas maneiras diferentes de importar um scanner para o Photoshop cs6. Uma maneira é ligar directamente o seu scanner ao seu computador e depois abrir o Photoshop. Uma vez que tenha o Photoshop aberto, vá ao menu File e depois seleccione Importar do menu pendente. Isto abrirá uma janela onde poderá seleccionar o seu scanner a partir da lista de dispositivos. Outra forma de importar um scanner para o Photoshop CS6 é usar a interface WIA (Windows Image Acquisition). Para o fazer, precisa primeiro de abrir o painel de controlo WIA. Para o fazer, vá a Iniciar > Painel de Controlo > Hardware e Som > Dispositivos e Impressoras. Uma vez aberta a janela Dispositivos e Impressoras, clique com o botão direito do rato no seu scanner e seleccione Iniciar > Todos os Programas > Windows Image Acquisition. Isto abrirá o painel de controlo da WIA. A partir daqui, pode seleccionar como pretende importar as suas imagens do seu scanner. Pode importá-las como ficheiros individuais ou como um lote.
A adição de um scanner no Photoshop CS5 é um processo simples. Primeiro, abra o Photoshop e vá para o menu File. A seguir, seleccione Importar do menu pendente. Aparecerá uma caixa de diálogo. Seleccione o seu scanner a partir da lista de dispositivos disponíveis e clique em OK. O seu scanner será agora adicionado ao Photoshop CS5.
Existem algumas maneiras diferentes de digitalizar uma imagem digitalizada no Photoshop. A primeira maneira é usar a função ‘Ficheiro > Abrir’. Isto irá abrir uma caixa de diálogo onde poderá seleccionar o ficheiro que deseja abrir. Depois de ter seleccionado o ficheiro, clique no botão ‘Abrir’.
Outra forma de digitalizar uma imagem digitalizada no Photoshop é utilizar a função ‘Ficheiro > Guardar como’. Isto abrirá uma caixa de diálogo onde poderá seleccionar o ficheiro como pretende guardar a imagem. Depois de ter seleccionado o ficheiro, clique no botão ‘Guardar’.
Finalmente, pode também utilizar a função ‘Editar > Copiar’ para copiar a imagem para a área de transferência. Assim que a imagem estiver na área de transferência, pode então colá-la no Photoshop.
Há algumas razões possíveis para que o seu scanner possa não estar a aparecer:
1. o scanner pode não estar ligado. Verifique se o scanner está ligado e ligado a uma tomada eléctrica.
2. O scanner pode não estar devidamente ligado ao seu computador. Verifique as ligações entre o scanner e o seu computador para ter a certeza de que estão seguras.
3. o scanner pode não ser compatível com o seu computador. Alguns scanners requerem software ou controladores especiais para funcionarem correctamente. Se o scanner não veio com qualquer software ou drivers, pode não ser compatível com o seu computador.
4. o scanner pode estar a funcionar mal. Se tiver tentado todas as etapas de resolução de problemas acima e o seu scanner ainda não aparecer, o scanner pode estar defeituoso e terá de ser substituído.