Os ficheiros RAR são uma forma de arquivo comprimido, que permite que vários ficheiros ou pastas sejam armazenados num único ficheiro. São normalmente utilizados para enviar grandes quantidades de dados ou ficheiros, uma vez que o tamanho do ficheiro resultante é muito menor do que o tamanho dos seus componentes. Como o nome sugere, os ficheiros RAR também podem ser protegidos por senha, proporcionando uma camada adicional de segurança ao conteúdo do ficheiro.
Para abrir um ficheiro RAR protegido por palavra-passe, necessitará de um gestor de arquivo adequado, tal como WinRAR ou 7-Zip. Ambos os programas estão disponíveis gratuitamente e oferecem a possibilidade de abrir ficheiros RAR protegidos por palavra-passe, bem como de os criar.
Instalar WinRAR ou 7-Zip é um processo relativamente simples. Ambos os programas estão disponíveis para os sistemas operativos Windows, Mac, e Linux, e ambos oferecem uma versão experimental gratuita. Para instalar qualquer um dos programas, basta seguir as instruções no ecrã, e deve estar pronto a funcionar num instante.
Uma vez instalado o gestor do arquivo à sua escolha, abrir um ficheiro RAR protegido por palavra-passe é um processo relativamente simples. Para o fazer, basta clicar com o botão direito do rato no ficheiro em questão, e seleccionar “Abrir Com” a partir do menu. Deverá então poder seleccionar o gestor de arquivo da sua escolha, e abrir o ficheiro.
Infelizmente, se não souber a senha para um ficheiro RAR protegido por senha, então não será capaz de o abrir. Existem algumas ferramentas disponíveis que afirmam ser capazes de descobrir a palavra-passe de um ficheiro RAR, mas estas não são fiáveis e podem ser potencialmente ilegais, pelo que é melhor evitá-las.
Criar um ficheiro RAR protegido por palavra-passe é também um processo relativamente simples. Para o fazer, basta clicar com o botão direito do rato no ficheiro ou pasta que deseja comprimir, e seleccionar “Adicionar ao Arquivo” a partir do menu. Deverá então ser capaz de seleccionar a opção de senha, e introduzir uma senha adequada.
Depois de ter criado um ficheiro RAR protegido por palavra-passe, pode desejar partilhá-lo com outros. Para o fazer, basta utilizar um serviço de partilha de ficheiros, tal como Dropbox ou Google Drive. Certifique-se de incluir a palavra-passe na sua mensagem, pois o destinatário não poderá abrir o ficheiro sem ela.
8 Como manter os seus ficheiros RAR seguros
A fim de manter os seus ficheiros RAR seguros, é importante usar uma palavra-passe forte. Evite utilizar palavras de dicionário, e certifique-se de incluir uma mistura de letras minúsculas e maiúsculas, números e símbolos. É também uma boa ideia mudar as suas palavras-passe regularmente, para reduzir o risco de serem adivinhadas ou rachadas.
Não há resposta a esta pergunta, uma vez que a palavra-passe de um ficheiro RAR encriptado dependerá da pessoa que definir a palavra-passe. Se não souber a palavra-passe, então não poderá aceder ao conteúdo do ficheiro RAR.
Não há uma resposta definitiva a esta pergunta, pois o melhor desbloqueador de palavra-passe RAR variará dependendo das suas necessidades e preferências específicas. Contudo, alguns desbloqueadores populares de senhas RAR incluem Recuperação de Senha RAR, Cracker de Senha RAR e Recuperação Avançada de Senha RAR.
Sim, um ficheiro RAR pode ser protegido por palavra-passe. Para o fazer, terá de utilizar uma ferramenta de compressão de ficheiros RAR que suporte a protecção por palavra-passe. Uma vez criado o seu ficheiro RAR, terá de especificar uma palavra-passe para o proteger. Uma vez que o ficheiro RAR tenha sido protegido por palavra-passe, quem tentar abri-lo terá de introduzir a palavra-passe correcta a fim de visualizar o seu conteúdo.
Sim, a palavra-passe RAR é sensível a maiúsculas e minúsculas.
Não existe uma resposta única para esta pergunta, pois a melhor forma de aceder a palavras-passe encriptadas varia consoante o método específico de encriptação utilizado. No entanto, algumas dicas sobre como aceder a palavras-passe encriptadas incluem a utilização de uma ferramenta de gestão de palavras-passe para gerar e armazenar palavras-passe, bem como a utilização de um algoritmo de encriptação forte como o AES-256.